Geral
Japão amplia gastos militares a nível histórico em meio à pressão chinesa
Orçamento de defesa para 2026 ultrapassa 9 trilhões de ienes e prioriza fortalecimento militar diante de tensões no Indo-Pacífico.
O governo do Japão aprovou um orçamento preliminar de defesa superior a 9 trilhões de ienes (cerca de R$ 318 bilhões) para o ano fiscal de 2026, que começa em abril.
O valor, o maior já registrado pelo país, representa um aumento de 9,4% em relação a 2025 e integra o quarto ano do plano quinquenal que prevê dobrar os gastos militares japoneses para o equivalente a 2% do Produto Interno Bruto (PIB).
Segundo o governo, os recursos serão destinados principalmente ao fortalecimento da capacidade de contra-ataque e da defesa costeira, com investimentos em mísseis de cruzeiro e sistemas não tripulados.
A ampliação do orçamento ocorre em meio ao aumento das tensões no Indo-Pacífico, especialmente com a China. Em novembro, a primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi, declarou que as Forças Armadas japonesas poderiam se envolver em um eventual cenário de ações chinesas contra Taiwan.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
5DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento