Geral

Tarcísio pede economia de água diante de reservatórios em baixa em SP

Governador alerta para uso consciente devido à estiagem prolongada e baixos níveis nos principais sistemas de abastecimento.

26/12/2025
Tarcísio pede economia de água diante de reservatórios em baixa em SP
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) - Foto: Reprodução / Instagram

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, fez um apelo à população para economizar água devido à queda nos níveis dos reservatórios e à estiagem prolongada que afeta o Estado.

Em entrevista à CNN Brasil, Tarcísio destacou a necessidade de colaboração de todos: "Todos precisam fazer a sua parte. É importante que a população utilize com consciência", afirmou.

No último dia 25, quando a capital paulista registrou 35,9 ºC, o governo estadual emitiu um alerta pedindo a redução imediata do consumo de água e orientando as pessoas a tomarem banhos rápidos, evitarem desperdícios e o uso para fins não essenciais, como encher piscinas ou lavar calçadas e carros.

"O uso da água deve ser priorizado para alimentação e higiene pessoal. A colaboração da população é fundamental para garantir a regularidade do abastecimento", diz o comunicado oficial.

Nesta sexta-feira, 26, Tarcísio reforçou que o governo mantém investimentos para ampliar a segurança hídrica, mas reconheceu que as obras em andamento não são suficientes para resolver o problema no curto prazo. "Há obras em curso, ligação de bacias, mas isso não basta. O que pudermos economizar será importante", destacou.

Aumento no consumo

De acordo com o governo paulista, a onda de calor que atinge o Estado desde a última semana resultou em um aumento de até 60% no consumo de água. Segundo a Sabesp, em algumas regiões, o uso excessivo já impacta diretamente o nível dos mananciais que abastecem a Grande São Paulo, levando à interrupção do fornecimento em certos bairros.

O Sistema Integrado Metropolitano (SIM), responsável pelo abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo, opera atualmente com apenas 26,42% de sua capacidade de armazenamento. Dois dos principais reservatórios do Estado, Alto Tietê e Sistema Cantareira, estão próximos de 20% da capacidade.

As chuvas seguem abaixo da média: o acumulado em novembro foi de 108,1 milímetros, enquanto a média histórica é de 150,6 mm.

Desde agosto, o governo estadual, em parceria com a Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo), determinou a redução da pressão noturna da água na região metropolitana para preservar os mananciais.

Como medida preventiva, a Sabesp tem reforçado o abastecimento com caminhões-pipa em áreas específicas.

Reclamações

Nas redes sociais da Sabesp, multiplicam-se as reclamações sobre a escassez de água. Em nota, a empresa informa que vem registrando um expressivo aumento no consumo em dias de calor intenso, "o que provoca oscilações pontuais no fornecimento e exige ajustes operacionais constantes na distribuição para garantir o atendimento à população".

Segundo a companhia, as áreas mais altas da região metropolitana são as mais afetadas, devido à menor pressão na rede, enquanto as regiões mais baixas seguem abastecidas normalmente.

Em dias de temperatura considerada "normal", a Sabesp produz cerca de 66 mil litros de água por segundo. Nos últimos dias, porém, a produção chegou a 72 mil litros por segundo.