Geral
Japão fará auditoria sanitária para carne bovina brasileira em março de 2026
Missão japonesa avaliará sistema sanitário do Brasil, etapa decisiva para exportação de carne bovina ao país asiático
O governo do Japão confirmou ao Ministério da Agricultura e Pecuária que realizará, em março de 2026, uma auditoria in loco para avaliar o sistema sanitário brasileiro da carne bovina. Essa etapa é considerada fundamental no processo de abertura do mercado japonês ao produto nacional. A informação foi confirmada ao Broadcast Agro pelo secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Luis Rua.
A auditoria será conduzida por técnicos do Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, com foco na avaliação de riscos do sistema sanitário brasileiro, sem inspeção em plantas frigoríficas específicas.
Essa missão integra o protocolo sanitário bilateral em negociação entre os dois países e ocorre após o reconhecimento do Brasil como país livre de febre aftosa sem vacinação, condição exigida pelo Japão para avançar na habilitação de exportadores.
A expectativa do governo brasileiro é que a auditoria permita a conclusão das etapas técnicas do processo ao longo de 2026. O Japão é considerado um mercado estratégico para carnes de maior valor agregado e com elevado rigor sanitário.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
5DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento