Geral
MME abre consulta pública sobre regras de descontos tarifários a irrigantes
Proposta amplia flexibilidade para produtores rurais escolherem horários de desconto na tarifa de energia elétrica
O Ministério de Minas e Energia (MME) abriu consulta pública sobre a proposta de Portaria Normativa que moderniza as regras para concessão de descontos especiais nas tarifas de energia elétrica voltadas a produtores rurais das áreas de irrigação e aquicultura.
A medida regulamenta as alterações introduzidas pela Lei nº 15.235/2025, que ampliou a flexibilidade dos horários para aplicação dos benefícios tarifários. Entre as novidades, destaca-se a possibilidade de escolha do período de oito horas e trinta minutos para utilização do desconto.
Agora, o consumidor poderá optar por usufruir do benefício de forma contínua ou fracionada ao longo do dia, permitindo a adequação do consumo de energia às necessidades específicas de cada atividade produtiva.
Segundo a proposta do MME, irrigantes e aquicultores poderão indicar à distribuidora a escala de horários mais adequada à operação, garantindo o desconto nos períodos de maior produtividade, exceto no horário de ponta, entre 18h e 22h59, quando há pico de demanda nacional por eletricidade.
A pasta ressalta ainda que a proposta incentiva o melhor aproveitamento da energia solar, estimulando o consumo nos períodos de maior geração, especialmente entre 9h e 16h. Com isso, o objetivo é favorecer o uso da energia limpa disponível no sistema elétrico e proporcionar economia aos produtores.
A consulta pública ficará aberta por 30 dias.
A íntegra da proposta está disponível em: https://consultas-publicas.mme.gov.br/home
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
5DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento