Geral

Nasry Asfura é declarado vencedor das eleições presidenciais após semanas de impasse

Anúncio do CNE ocorre após recontagem de votos e acusações de fraude; resultado é contestado pela oposição.

24/12/2025
Nasry Asfura é declarado vencedor das eleições presidenciais após semanas de impasse
Nasry Asfura é anunciado vencedor das eleições presidenciais após recontagem e denúncias de fraude em Honduras. - Foto: © AP Photo / Elmer Martinez

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) de Honduras anunciou nesta quarta-feira (24) a vitória de Nasry Asfura, do Partido Nacional, encerrando semanas de incerteza marcadas por atrasos, falhas técnicas e alegações de fraude no processo eleitoral.

Segundo o CNE, Asfura, candidato conservador, obteve 40,3% dos votos, superando Salvador Nasralla, do Partido Liberal, que alcançou 39,5%.

Asfura contou com o apoio do então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que fez declarações contrárias à candidata do governo, Rixi Moncada, classificando-a como comunista e sugerindo que sua vitória poderia aproximar Honduras da Venezuela.

Durante o processo eleitoral, Trump também concedeu indulto ao ex-presidente Juan Orlando Hernández, aliado de Asfura.

Devido à estreita margem de votos e à desorganização na apuração, cerca de 15% das atas, representando centenas de milhares de votos, precisaram ser recontadas manualmente para a definição do resultado.

No início deste mês, a presidente de Honduras, Xiomara Castro, afirmou que seu governo irá denunciar o que chamou de "golpe eleitoral em curso" a organismos internacionais, como as Nações Unidas, União Europeia, Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) e Organização dos Estados Americanos (OEA).

"Estamos vivendo um processo marcado por ameaça, coação, manipulação do TREP [Transmissão de Resultados Eleitorais Preliminares] e adulteração da vontade popular. Essas ações constituem um golpe eleitoral em andamento", declarou Castro.

Fonte: Sputnik Brasil