Geral
Vulcão Kilauea volta a lançar jatos de lava com mais de 400 metros de altura
Erupção no Havaí surpreende ao atingir marcas superiores a 400 metros em meio a fase eruptiva intermitente
O vulcão Kilauea, localizado no Havaí, Estados Unidos, voltou a registrar intensa atividade vulcânica nesta semana. Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), a erupção foi retomada na noite de terça-feira (23), inicialmente com jatos de lava entre 10 e 20 metros de altura.
Minutos após o início da erupção, a abertura norte do vulcão atingiu impressionantes 425 metros de altura, enquanto a abertura sul chegou a 275 metros. A atividade demonstra a força do Kilauea, um dos vulcões mais ativos do mundo.
Desde dezembro de 2024, o Kilauea apresenta erupções intermitentes, com fases que podem durar até 12 horas, seguidas por períodos de calmaria superiores a duas semanas.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo