Geral

Suprema Corte mantém bloqueado envio da Guarda Nacional a Chicago

Decisão representa derrota para governo Trump, que buscava reforço militar em cidades lideradas por democratas.

23/12/2025
Suprema Corte mantém bloqueado envio da Guarda Nacional a Chicago
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

A Suprema Corte dos Estados Unidos manteve, nesta terça-feira (23), o bloqueio ao envio de tropas da Guarda Nacional para Chicago, frustrando uma das principais iniciativas do presidente Donald Trump para conter a imigração ilegal.

Os ministros rejeitaram o pedido de emergência da administração republicana, que buscava reverter a decisão da juíza federal April Perry, responsável por impedir o envio das tropas. Um tribunal de apelações também recusou intervir no caso. A Suprema Corte levou mais de dois meses para se manifestar.

A ordem da Corte não representa uma decisão definitiva, mas pode influenciar outros processos que questionam tentativas do governo Trump de enviar militares a cidades governadas por democratas.

"Nesta fase preliminar, o Governo não conseguiu identificar uma fonte de autoridade que permitisse aos militares executar as leis em Illinois", afirmou a maioria do tribunal em seu parecer.

O resultado é considerado um raro revés para Trump na Suprema Corte, que vinha acumulando vitórias em recursos de emergência desde que reassumiu a presidência em janeiro. A corte, de maioria conservadora, já havia autorizado medidas como a proibição de pessoas transgênero nas Forças Armadas, a liberação de bilhões de dólares em gastos federais, ações duras contra imigrantes e a destituição de líderes de agências federais independentes previamente aprovados pelo Senado. (Com informações da AP)