Geral
Parque Osman Loureiro, um dos maiores da parte alta de Maceió, transforma rotina dos moradores
Revitalização dos espaços públicos da capital leva lazer e qualidade de vida para a população
Com 21 mil metros quadrados totalmente revitalizado, o Parque Osman Loureiro, no bairro Clima Bom, se tornou um dos maiores equipamentos urbanos da parte alta de Maceió, e hoje, representa um marco na oferta de lazer, saúde, segurança e convivência para a população.
A transformação do local faz parte do compromisso da gestão JHC em levar cidadania, dignidade e infraestrutura moderna às regiões que por décadas aguardavam investimentos estruturais.
A Praça Engenheiro Gustavo Lúcio Rodrigues Barbosa, rebatizada como Parque Osman Loureiro, após a revitalização, reúne uma série de equipamentos que atendem pessoas de todas as idades.
A mudança é sentida diariamente por quem vive no entorno. Morador do Clima Bom há quase 20 anos, Anselmo Menezes, 65 anos, afirma que o parque mudou completamente a rotina local. Ele lembra que, antes, não havia opções de lazer, segurança ou espaços adequados para crianças e, hoje, a realidade é outra.
“Para ser sincero, foi uma coisa fenomenal. Aqui, não existia lazer, não existia um espaço para você andar com as crianças, comer alguma coisa diferente, passar um tempo em família. Depois dessa revitalização ficou show de bola, todos nós ganhamos com isso”, conta, sorrindo.
Anselmo lembra que, antes, a criminalidade afastava todo mundo. “Aqui, é uma praça enorme, uma das maiores de Maceió, mas era muito perigoso, tinha muitas mortes e assaltos. Agora, é diferente. Hoje, a gente anda livre com os filhos, têm atividades físicas, esportes, segurança. Até eu, que fazia exercício intercalado, agora, venho todo dia. A academia é praticamente na porta da minha casa, me sinto muito melhor por viver esse novo momento”, destaca.
Para o morador, a revitalização do espaço também transformou o comércio local e valorizou os imóveis. “Valorizou tudo. Os imóveis subiram, as vendas melhoraram, os comerciantes estão felizes. A praça ganhou vida e nós é quem ganhamos com isso tudo”, conclui.
Enquanto praticava atividade física ao ar livre na praça, Maria Lucineide, que mora há 22 anos no bairro, também afirma que o parque representa um divisor de águas na vida dos moradores da região. “Eu estou adorando viver esse novo momento. Antes, eu caminhava, mas não era isso que está hoje. Agora, posso fazer meus exercícios aqui na praça, ao ar livre. Melhorou para mim e para todo mundo que frequenta aqui”, comenta.
Ela ressalta que sonhava com o dia em que iria ver o espaço revitalizado e diz que a nova estrutura trouxe saúde e disposição para quem depende da caminhada e da academia pública para manter uma rotina de exercícios.
“A gente, quando está em Deus, consegue tudo. Isso aqui é uma conquista nossa, da população. Venho de segunda a sexta, caminho, faço meus exercícios e isso tudo é muito bom para a saúde, para a mente e o corpo, isso tudo mudou a minha rotina”, diz.
Amaral Guedes, morador da Santa Lúcia, frequenta o parque para brincar com as netas. Ele lembra que, antes, o lugar tinha buracos, lama e pouca iluminação, o que dificultava qualquer atividade ao ar livre. Hoje, ele comemora o fato de poder acompanhar as crianças com tranquilidade em um ambiente seguro e estruturado.
“Minha filha mora aqui perto da praça. Isso aqui, antes, era cheio de buraco, caminhão estacionado em cima da praça, quando chovia era só lama. Não tinha condições, não tinha estrutura, segurança. Hoje, é outra coisa, seguro, iluminado e lindo, faço questão de vir pra cá só para trazer minhas netas. Para as crianças foi uma maravilha. Saem da escola e já querem vir pra cá. E eu venho junto, né?! É bom demais ver esse novo momento”, conta.
A revitalização também abriu portas para novos empreendimentos. Elmir José, morador do Clima Bom há 25 anos, trabalhava como pedreiro, mas viu no movimento do parque a oportunidade de iniciar um novo negócio.
“Depois que o prefeito JHC reformou a praça, isso aqui ficou muito bom. Antes, trabalhava como pedreiro, mas não pude continuar. Então, pensei em montar um carrinho de doces e deu super certo. O movimento tem sido muito bom e eu estou gostando muito. A gente, agora conversa, vê as crianças brincando. Estamos vivendo outra realidade, sem mortes e criminalidade. Podemos ficar tranquilos porque agora está tudo seguro e iluminado”, diz.
A transformação também surpreende quem chegou há menos tempo ao bairro. Maria Gilmara, acompanhada da filha Andressa, destaca a qualidade da estrutura e até mesmo a presença de bebedouro de água filtrada, disponibilizado pela gestão, que serve tanto adultos, quanto crianças. Para ela, o parque oferece segurança, lazer e acesso gratuito a áreas de convivência.
“Está sendo maravilhoso morar aqui. Nem todo lugar é assim, né? É bom demais. Aqui, as crianças podem brincar e a gente nem precisa se preocupar em comprar água, tem água mineral gelada e de graça. Tem o parque, tem espaço, tem segurança, tem lazer e a gente não paga nada. Pra gente, foi uma bênção morar perto daqui”, comemora.
O Parque Osman Loureiro representa mais do que um espaço reconstruído. Ele simboliza cuidado com a população, reforça a importância da valorização dos espaços públicos e mostra como investimentos consistentes podem mudar a realidade dos bairros e criar novas oportunidades.
Estrutura
A nova estrutura conta com duas quadras poliesportivas, duas quadras de areia, miniareninha, academia de ginástica, espaço saúde, playground com piso emborrachado, espaço pet, palco interativo e uma área de convivência com bancos, espreguiçadeiras e bebedouro com ponto de hidratação para animais.
O espaço recebeu paisagismo renovado, pintura artística que valoriza a identidade do bairro e iluminação cênica em LED, garantindo mais segurança e conforto para quem circula pelo local todos os dias.
A requalificação acompanha a transformação vivida pelo Clima Bom e pelo Conjunto Osman Loureiro, que hoje se tornaram símbolos da nova fase de desenvolvimento da parte alta de Maceió.
A região recebeu mais de 160 pontos de LED, pavimentação de ruas, novas áreas de lazer e equipamentos públicos que elevam a qualidade de vida da comunidade, como o Corujão da Saúde na UBS Djalma Loureiro, a creche Gigantinhos e as Praças Padre Cícero e José Elias.
A história do parque se entrelaça com a memória do bairro. Criado em 1989, sempre foi palco de festas juninas, apresentações e encontros de famílias. Com o desgaste do tempo, o espaço perdeu vitalidade, mas a revitalização realizada pela gestão JHC devolveu ao parque o protagonismo que ele sempre teve, agora com estrutura moderna e acolhedora.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo



