Geral
Confiança da construção recua em dezembro ao menor nível desde maio de 2021, aponta FGV
Índice de Confiança da Construção cai para 91,4 pontos, refletindo pessimismo no setor apesar de avanços em capacidade operacional.
O Índice de Confiança da Construção (ICST) registrou queda de 1,2 ponto em dezembro, atingindo 91,4 pontos, o menor patamar desde maio de 2021, segundo dados divulgados nesta terça-feira, 23, pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O recuo sucede uma alta de 1,0 ponto observada em novembro.
De acordo com Ana Maria Castelo, coordenadora de Projetos da Construção do FGV Ibre, "a confiança no setor apresentou uma piora significativa em dezembro, impactada pela piora do momento presente e das expectativas para os próximos meses. Este indicador alcançou o pior patamar desde 2021, revelando dificuldades no setor apesar da alta dos investimentos estimados para infraestrutura e do volume de contratações pelo Programa Minha Casa Minha Vida".
Os componentes do índice também acompanharam a tendência negativa: o Índice de Situação Atual (ISA-CST) caiu 1,3 ponto, para 91,2 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE-CST) recuou 1,2 ponto, chegando a 91,8 pontos. O indicador de situação atual dos negócios diminuiu 1,8 ponto, atingindo 91,1 pontos, e o indicador de demanda prevista para os próximos três meses caiu 1,9 ponto, somando 92,6 pontos.
Apesar da queda na confiança, houve avanço no Nível de Utilização da Capacidade (Nuci), que subiu 0,9 ponto percentual, alcançando 78,5%. O crescimento também se refletiu nos componentes de Mão de Obra e de Máquinas e Equipamentos, que aumentaram para 79,8% e 73,6%, respectivamente.
A coleta de dados para a edição de dezembro de 2025 foi realizada entre os dias 1º e 19 deste mês, com a participação de 731 empresas do setor. A próxima divulgação está prevista para 27 de janeiro de 2026.
Conteúdo elaborado com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo