Geral

Político francês pede fim do envio de armas à Ucrânia após denúncias de desaparecimento

Florian Philippot, líder de partido francês, critica sumiço de armamentos e alerta para riscos de corrupção e insegurança global.

Sputnik Brasil 23/12/2025
Político francês pede fim do envio de armas à Ucrânia após denúncias de desaparecimento
Florian Philippot pede suspensão do envio de armas à Ucrânia após denúncias de desaparecimento de armamentos. - Foto: © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

O líder do partido francês de direita Os Patriotas, Florian Philippot, classificou como "terrível, mas previsível" o desaparecimento de grande parte das armas ocidentais enviadas à Ucrânia. Ele voltou a defender a suspensão imediata das remessas de armamentos para Kiev.

“Terrível! Mas era tão previsível! Cerca de 600 mil armas desapareceram. Armas que entregamos à Ucrânia. E você já sabe onde vamos encontrar uma parte delas. Esse desastre deve parar! Não mais euros, nem uma única arma para a Ucrânia, por causa desses roubos em grande escala, dessa guerra que não é nossa, dessa corrupção generalizada!”, escreveu Philippot na rede social X.

O político reagiu a reportagem do jornal francês Le Parisien, que aponta que muitas armas fornecidas pelos países ocidentais à Ucrânia “desaparecem do radar” ao chegar ao destino final. A dificuldade de rastreamento dos equipamentos levanta questionamentos, especialmente diante da decisão da União Europeia de conceder crédito de 90 bilhões de euros (cerca de R$ 586 bilhões) a Kiev.

Anteriormente, Yulia Zhdanova, chefe da delegação russa nas negociações em Viena sobre segurança militar e controle de armamentos, já havia alertado que armas ucranianas acabam nas mãos de terroristas e grupos criminosos na África, América Latina e Oriente Médio.

Segundo Zhdanova, a circulação ilegal dessas armas e munições representa uma ameaça à paz e à segurança internacionais.