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Eve, da Embraer, realiza primeiro voo do protótipo de 'carro voador'
Empresa testa com sucesso eVTOL em Gavião Peixoto e amplia liderança brasileira em aviação sustentável
A Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer, realizou em Gavião Peixoto, interior de São Paulo, o primeiro voo do protótipo em escala real de sua aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL). O voo, não tripulado, ocorreu na última sexta-feira (19).
Segundo a empresa, foram testados com êxito a integração de sistemas essenciais, como o conceito de fly-by-wire (controle de voo por computador) de quinta geração e os rotores dedicados exclusivamente ao voo vertical.
No teste, a aeronave realizou o chamado hover flight, quando permanece imóvel no ar sobre um ponto fixo no solo, mantendo altitude e posição constantes, o que exige precisão de controle para equilibrar sustentação e peso.
Embraer recebe R$ 200 milhões do BNDES para protótipo de carro voador.
A partir de agora, a Eve irá expandir gradualmente os testes até alcançar voos totalmente sustentados pelas asas (wingborne flight) durante o ano de 2026.
“O protótipo se comportou exatamente como previsto pelos nossos modelos. Com estes dados, ampliaremos o envelope da aeronave e avançaremos para o voo de transição sustentado pelas asas de maneira disciplinada, aumentando para centenas de voos ao longo de 2026 e construindo o conhecimento necessário para a certificação de tipo”, afirmou Luiz Valentini, Chief Technology Officer da Eve.
Para Jorge Bittercourt, Chief Product Officer da empresa, o teste evidencia a confiabilidade, eficiência e simplicidade do eVTOL. “Validamos elementos críticos, desde nossa arquitetura de rotores sustentadores até a mecânica de voo da aeronave, e agora seguimos para a fase de testes em voo com foco em evoluir a maturidade do produto”.
Financiamento
O projeto da aeronave conta com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), agência federal de fomento à inovação, no âmbito da chamada Mais Inovação Brasil – Aviação Sustentável, e já recebeu cerca de R$ 37 milhões em subvenção econômica.
Segundo o presidente da Finep, Luiz Antônio Elias, o projeto posiciona o Brasil na vanguarda da mobilidade aérea urbana. “Este voo inaugural materializa a estratégia brasileira de liderar a transição global para a aviação sustentável, com tecnologias de fronteira como propulsão elétrica e inteligência artificial”.
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