Geral

Kremlin desconhece 'avanço' em negociações com Ucrânia citado por vice de Trump

Porta-voz russo diz não ter informações sobre progresso em diálogo com EUA, apesar de declarações otimistas de autoridades americanas e ucranianas.

Sputinik Brasil 22/12/2025
Kremlin desconhece 'avanço' em negociações com Ucrânia citado por vice de Trump
Porta-voz do Kremlin nega conhecimento sobre avanço em negociações entre Rússia, EUA e Ucrânia, diz Peskov. - Foto: © POOL / Acessar o banco de imagens

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou nesta segunda-feira (22) que não sabe o que o vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, quis dizer ao mencionar um "avanço" norte-americano nas negociações com a Ucrânia.

Anteriormente, Vance declarou que as consultas entre Rússia e EUA sobre a Ucrânia, realizadas em Miami, resultaram em um avanço no processo de negociação.

"O avanço que percebo é que todas as questões foram finalmente esclarecidas", disse o vice-presidente dos Estados Unidos pela manhã.

Peskov, por sua vez, destacou que não tem informações sobre o suposto avanço alegado por Vance.

"Francamente, não tenho informações suficientes sobre o que ele quis dizer", afirmou o porta-voz, acrescentando que Moscou espera receber esclarecimentos sobre as declarações do vice-presidente americano.

O representante do governo russo também ressaltou que "a questão ucraniana não pode ser resolvida publicamente".

Zelensky fala em proximidade de 'resultado concreto'

O presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, afirmou na segunda-feira que as negociações conduzidas com os Estados Unidos e países europeus estavam "muito próximas de um resultado concreto".

Negociadores ucranianos, liderados pelo alto funcionário Rustem Umerov, juntamente com representantes da Europa, realizaram uma série de reuniões com enviados americanos na Flórida.

"Tudo parece bastante promissor... E é importante ressaltar que este é um trabalho conjunto nosso (Ucrânia) e dos Estados Unidos da América. Isso sugere que estamos muito perto de um resultado concreto", declarou Zelensky.

O negociador russo Kirill Dmitriev, enviado especial do presidente Vladimir Putin para investimentos e cooperação econômica, também manteve conversas separadas com autoridades americanas na Flórida.

"Da próxima vez: Moscou", escreveu Dmitriev no X, onde publicou uma foto sua na Flórida.

Autoridades da Ucrânia e da Rússia informaram que as equipes retornariam aos seus países nesta segunda-feira para relatar os resultados das discussões.