Geral
Venezuela alerta para impacto global de sanções dos EUA sobre comércio de energia
Presidente Nicolás Maduro afirma que restrições americanas podem desestabilizar mercados internacionais e prejudicar economias vulneráveis.
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, alertou nesta segunda-feira (22) que as ações dos Estados Unidos contra o comércio energético venezuelano podem afetar o fornecimento global de petróleo e aumentar a instabilidade nos mercados internacionais.
Em carta aberta direcionada a líderes mundiais, lida pelo chanceler Yván Gil, Maduro afirmou: "Advertimos de forma responsável que essas agressões não impactarão apenas a Venezuela. O bloqueio e a pirataria contra o comércio energético venezuelano afetarão o fornecimento de petróleo e energia, aumentarão a instabilidade dos mercados internacionais e golpearão as economias da América Latina e do Caribe e do mundo, especialmente dos países mais vulneráveis".
O presidente venezuelano destacou ainda que a energia não deve ser utilizada como arma de guerra ou instrumento de coerção política. Maduro pediu a condenação de todas as ações de agressão, pirataria e execuções extrajudiciais, além do fim imediato do bloqueio contra a Venezuela e dos ataques armados.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo