Geral
O Natal como aliado do comércio brasileiro
Pesquisa aponta que 75% dos consumidores pretendem fazer compras de Natal em lojas físicas, impulsionando o setor e beneficiando diferentes segmentos.
O Natal segue como uma das datas mais aguardadas pelo comércio brasileiro, movimentando a economia em todo o país.
Segundo a pesquisa "Intenção de Compras para o Natal 2025", conduzida pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, 75% dos consumidores planejam realizar suas compras natalinas em lojas físicas. Esse comportamento favorece não apenas o varejo tradicional, mas também restaurantes, cafeterias e outros estabelecimentos, ampliando o impacto para além do comércio digital.
Entre as tendências para este ano, destaca-se a disposição dos consumidores em investir mais em presentes, além do crescimento da procura por produtos artesanais, que ganham destaque no período natalino.
Para debater o cenário, Thaiana de Oliveira e Rafael Costa recebem Catarina Carneiro, economista da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC); Renata Ruback, diretora executiva do Procon Carioca; e Alessandra Ricioli, microempresária especializada em artigos artesanais para casa. O programa já está disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM.
Por Sputnik Brasil
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