Geral
Petroleiros rejeitam nova proposta da Petrobras e greve completa oito dias
Categoria mantém paralisação após recusa de quarta contraproposta do Acordo Coletivo; sindicatos cobram avanços e garantias da estatal.
A greve nacional dos trabalhadores da Petrobras segue sem previsão de término. Representantes sindicais informaram que a categoria rejeitou a quarta contraproposta apresentada pela estatal para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), pois as reivindicações dos trabalhadores da ativa e aposentados não foram plenamente atendidas. Com isso, a paralisação entra no oitavo dia.
No domingo (21), Petrobras e sindicatos se reuniram para negociar. A Federação Única dos Petroleiros (FUP) reconheceu "avanços significativos" em pontos da pauta, mas exige que as melhorias sejam estendidas a todas as subsidiárias. Entre as demandas, estão o compromisso da estatal em não descontar os dias parados, garantir isonomia entre os trabalhadores dos terminais de Coari e Urucu (AM) e assegurar hospedagem para os empregados offshore. Até o momento, a Petrobras não respondeu sobre esses pontos adicionais.
Outra cobrança é a apresentação de uma carta-compromisso para resolver os Planos de Equacionamento dos Déficits da Petros (PEDs), fundo de pensão dos trabalhadores.
A Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) e o Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF) também consideraram insuficientes os números apresentados, especialmente diante da lucratividade recorde da Petrobras e dos dividendos pagos aos acionistas.
De acordo com as entidades, a estatal manteve a vigência de dois anos para o acordo, com ganho real de apenas 0,5% na Remuneração Mínima por Nível e Regime (RMNR) em 2025 e 2026, além de ofertar abono de 1,6 remunerações, a ser pago em parcelas em março e setembro de 2026.
Em nota divulgada na noite de domingo, a Petrobras afirmou ter feito ajustes na proposta do ACT, "contemplando avanços nos principais pleitos sindicais", mas não detalhou quais foram as mudanças.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado