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Trecho 1 do Rodoanel Norte será inaugurado nesta segunda e liberado ao tráfego na terça
Primeira etapa do Rodoanel Norte, com 24 km de extensão, conecta as rodovias Fernão Dias e Presidente Dutra em São Paulo. Obra completa será finalizada em 2026.
O primeiro trecho do Rodoanel Norte, com 24 quilômetros de extensão, será liberado para o tráfego de veículos nesta terça-feira, 23. Antes, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), participa da solenidade de inauguração marcada para esta segunda-feira, 22.
Com um total de 44 quilômetros, o trecho Norte do Rodoanel é o último segmento a ser construído e completa a interligação do grande anel viário que circunda a capital paulista.
A conclusão da segunda parte do trecho Norte está prevista para o segundo semestre de 2026, conectando os trechos Sul e Leste e fechando o anel viário de 176 quilômetros iniciado em 1998.
Entenda, a seguir, em perguntas e respostas, como será o Rodoanel Norte:
Quais vias serão ligadas pelo primeiro trecho?
O primeiro trecho do Rodoanel Norte, do km 129 ao km 153, vai ligar as rodovias Fernão Dias e Presidente Dutra, com conexão ao trecho Leste do próprio Rodoanel, na altura da Rodovia Ayrton Senna.
Como será o pedágio?
O trecho contará com dois pórticos eletrônicos do sistema free flow – um em cada sentido – para cobrança automática de pedágio, no modelo conhecido como Siga Fácil Sem Parar.
Os pórticos estão localizados em Guarulhos: um no km 135+120 (sentido externo/Fernão Dias) e outro no km 135+140 (sentido interno/Dutra).
Os valores das tarifas foram publicados pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) no Diário Oficial na sexta-feira, 19. Os preços variam conforme a categoria do veículo: a tarifa mais alta será de R$ 27,74 para caminhões e ônibus de grande porte. Para veículos leves, a tarifa cheia será de R$ 4,62. Usuários com tags de pagamento automático terão desconto de 5% e pagarão R$ 4,38.
Como será o trecho 1?
O trecho terá vias de três a quatro faixas, quatro túneis (duas estruturas de ida e volta) – sendo o maior com 940 metros de extensão –, além de pontes e viadutos.
Os 24 quilômetros são segregados, com entradas e saídas apenas no início e no final do percurso. Quem acessa o Rodoanel pela Presidente Dutra sairá na Fernão Dias. No sentido oposto, o motorista poderá acessar a Presidente Dutra, na altura de Arujá, ou seguir pelo trecho Leste do Rodoanel, sentido Imigrantes.
E o segundo trecho?
O segundo trecho do Rodoanel Norte deve ser entregue apenas no segundo semestre de 2026, fazendo a interligação com o trecho Oeste, na altura da Rodovia dos Bandeirantes.
Quanto custou a obra?
A obra completa do trecho Norte está orçada em R$ 3,4 bilhões, dos quais R$ 2 bilhões correspondem a investimentos da concessionária Via Appia.
O trecho Norte do Rodoanel teve início em 2013, mas sofreu diversas interrupções e foi totalmente paralisado em 2018, após denúncias de corrupção e superfaturamento. Em março de 2023, a Via Appia venceu a licitação para dar continuidade ao projeto, e os trabalhos foram retomados em abril de 2024 pela nova concessionária.
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