Geral
General russo morre após explosão de carro-bomba em Moscou
Fanil Sarvarov, alto oficial das Forças Armadas da Rússia, foi vítima de ataque investigado como possível ação ucraniana.
Um general russo morreu na manhã desta segunda-feira, 22, após um dispositivo explosivo detonar sob seu carro no sul de Moscou, segundo autoridades que apuram o caso.
O tenente-general Fanil Sarvarov, chefe da Diretoria de Treinamento Operacional do Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia, não resistiu aos ferimentos, informou Svetlana Petrenko, porta-voz oficial do Comitê de Investigação da Rússia.
“Os investigadores estão seguindo diversas linhas de apuração em relação ao assassinato. Uma delas é a hipótese de que o crime tenha sido orquestrado pelos serviços de inteligência ucranianos”, afirmou Petrenko.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, declarou que o presidente russo, Vladimir Putin, foi imediatamente comunicado sobre o atentado.
Veículos de imprensa russos relataram que o carro explodiu em um estacionamento na rua Yaseneva, em Moscou, por volta das 7 horas da manhã, enquanto o motorista estava dentro do veículo.
O serviço de segurança da Ucrânia já havia reivindicado a responsabilidade por um ataque semelhante contra um militar russo de alta patente em dezembro de 2024.
Na ocasião, o tenente-general Igor Kirillov, chefe das forças de proteção nuclear, biológica e química das Forças Armadas, foi morto por uma bomba escondida em uma scooter elétrica em frente ao seu prédio, um dia após Kiev apresentar acusações criminais contra ele. Seu assistente, Ilya Polikarpov, também morreu no ataque. /AP
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado