Geral

Entidades nacionais e internacionais reforçam apoio à demarcação das terras do povo Xukuru-Kariri, em Palmeira dos Índios

Campanha cobra do Governo Federal a homologação e desintrusão das terras

22/12/2025
Entidades nacionais e internacionais reforçam apoio à demarcação das terras do povo Xukuru-Kariri, em Palmeira dos Índios
Cícero Albuquerque - Foto: Arquivo

O coordenador regional da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) em Alagoas, Cícero Albuquerque, divulgou neste domingo (21) uma nota pública informando o apoio de diversas entidades nacionais e internacionais à demarcação do território tradicional do povo Xukuru-Kariri, localizado no município de Palmeira dos Índios, no Agreste alagoano.

Segundo o comunicado, no último dia 5 foi lançada, em caráter de urgência, uma campanha que solicita ao Governo Federal a conclusão do processo de demarcação, com a homologação presidencial e a desintrusão da área. A mobilização teve início durante o IX Seminário Internacional da Rede Internacional de Cátedras sobre a Dívida Pública (RICDP).

A campanha ganhou adesão de movimentos sociais e intelectuais de países como Argentina, Uruguai, Haiti, México, Colômbia, Austrália e Brasil, ampliando a repercussão internacional da pauta indígena em Alagoas.

De acordo com a Funai, o território Xukuru-Kariri foi fisicamente demarcado em 2013, mas permanece, até hoje, sem a homologação da Presidência da República. Diante da demora, mais de 70 movimentos sociais e entidades vêm a público defender a finalização do processo e repudiar qualquer tipo de ameaça ou violência contra lideranças indígenas, servidores da Funai e apoiadores da causa.

No documento, as entidades exigem que o Governo Federal conclua, com urgência, a demarcação do território, assegurando o pagamento das indenizações referentes às benfeitorias feitas de boa-fé e o reassentamento dos pequenos agricultores que atualmente ocupam a área.

A demarcação do território é considerada essencial para garantir os direitos constitucionais do povo Xukuru-Kariri, bem como a preservação de sua identidade cultural, social e histórica.

Cinara Ramos Corrêa

Cinara Ramos Corrêa

É natural de Porto Alegre (RS). Formada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre; Editora chefe do Portal Tribuna do Sertão com passagens pela Revista Veja, jornal Zero Hora, Rádio Gaúcha (Grupo RBS), Gazeta Mercantil, TV Pajuçara e O Jornal.