Finanças

Compliance Zero: PF apreende celulares, armas e veículos de luxo em operação contra banco Master

Agentes cumpriram 42 mandados de busca e apreensão na segunda fase da operação contra o banco Master

Agência O Globo - 14/01/2026
Compliance Zero: PF apreende celulares, armas e veículos de luxo em operação contra banco Master
- Foto: Reprodução / Agência Brasil

A Polícia Federal divulgou o balanço dos bens apreendidos na segunda fase da Operação Compliance Zero, realizada para aprofundar as investigações sobre supostas fraudes financeiras e lavagem de dinheiro. De acordo com a corporação, foram apreendidos 39 celulares, 31 computadores e 30 armas durante o cumprimento dos mandados.

Além disso, a PF recolheu R$ 645 mil em dinheiro em espécie e 23 veículos, avaliados em aproximadamente R$ 16 milhões. O balanço foi divulgado pela corporação no final desta quarta-feira.

A segunda fase da operação Compliance Zero, que investiga suspeitas de fraudes no banco Master, foi deflagrada nesta quarta. Um dos alvos foi o proprietário do banco, Daniel Vorcaro. Em novembro do ano passado, ele chegou a ser preso na primeira fase da operação, quando se preparava para embarcar para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Nesta quarta-feira, o empresário Fabiano Zettel, cunhado de Vorcaro e também alvo da operação, chegou a ser detido em um aeroporto, com destino igualmente a Dubai. Ele foi liberado em seguida. A defesa de Vorcaro afirma que o banqueiro colabora "continuamente" com as investigações.

A operação apura, entre outros pontos, empréstimos do banco Master a empresas que, posteriormente, reaplicavam recursos em fundos administrados pela gestora Reag. Esta, por sua vez, também é investigada na Operação Carbono Oculto, que analisa os vínculos econômicos do PCC, inclusive no setor de combustíveis.

Segundo as investigações, o dinheiro era movimentado em transações sucessivas entre diversos fundos, resultando em rentabilidade final muito acima dos parâmetros de mercado.