Finanças
Firjan Senai Sesi abre inscrições para 280 vagas gratuitas em cursos
Cursos são voltados para pessoas em situação de vulnerabilidade social
A Firjan Senai Sesi está com inscrições abertas para 280 vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade social. As oportunidades estão distribuídas em três projetos e abrangem diferentes cidades do Estado do Rio de Janeiro. Confira os detalhes:
Projeto Novos Caminhos
O Projeto Novos Caminhos oferece 200 vagas em oito cursos de qualificação profissional, em parceria com o Sebrae Rio. As inscrições vão até 26 de dezembro e as aulas acontecerão nas unidades da Firjan Senai localizadas em Duque de Caxias e nos bairros de Jacarepaguá, Laranjeiras e Tijuca, na Região Metropolitana do Rio.
Além da formação técnica, os alunos participarão de oficinas de Desenvolvimento Humano, da Jornada Empreendedora e de mentorias, com o objetivo de apoiar empreendedores a transformar ideias em negócios reais.
Para se inscrever, é necessário ter mais de 18 anos e residir em comunidades e/ou regiões em situação de vulnerabilidade social.
Em Duque de Caxias, será oferecido o curso de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos. Em Jacarepaguá, as opções são Assistente de Operações Logísticas, Assistente de Marketing Digital e Almoxarife. Em Laranjeiras, os cursos disponíveis são Desenvolvedor de Conteúdo (YouTube) e Fotografia. Já na Tijuca, a formação é para Auxiliar de Cozinha.
Programa Autonomia e Renda Petrobras
O Programa Autonomia e Renda Petrobras oferece 60 vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional voltados para o setor de Óleo e Gás no Rio de Janeiro. Realizado em parceria com o Senai e o Sesi de outros cinco estados, as inscrições vão até 29 de dezembro.
Além da formação técnica, o curso inclui oficinas de Desenvolvimento Humano (DH), visando ampliar as oportunidades para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Mulheres, pessoas trans, indígenas, quilombolas, pretos e pardos, migrantes, refugiados e pessoas com deficiência (PcDs) são públicos prioritários. O programa prevê bolsas-auxílio de R$ 660 mensais e, para mulheres com filhos de até 11 anos, o valor é de R$ 858.
Na Firjan Senai Macaé, há vagas para o curso de Sinaleiro Amarrador. Em São Gonçalo, as oportunidades são para Montador de Andaime, Formas e Escoramento.
Projeto Elas Transformam
O Projeto Elas Transformam, realizado em parceria com a Iconic, vai formar 20 mulheres como Operadoras de Processos Petroquímicos. O objetivo é ampliar a inserção feminina no mercado industrial e fortalecer a diversidade no setor.
O projeto é destinado a mulheres com mais de 18 anos, moradoras da Baixada Fluminense e da cidade do Rio de Janeiro. As aulas serão presenciais, na Firjan Senai de Duque de Caxias, com carga horária total de 320 horas, sendo 260 horas de capacitação técnica e 60 horas de acompanhamento para o Desenvolvimento Humano.
As inscrições estarão abertas até 23 de janeiro, por meio de formulário eletrônico disponível no site da Firjan. A seleção prioriza mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo