Finanças

Lula minimiza impacto de tarifa dos EUA e destaca relação amistosa com Trump

Presidente analisa cenário econômico durante cerimônia que reconhece música gospel como manifestação cultural

Agência O Globo - 23/12/2025
Lula minimiza impacto de tarifa dos EUA e destaca relação amistosa com Trump
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira que o aumento das tarifas dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros teve impacto “irrelevante” para o Brasil. Lula também destacou que ele e o então presidente americano, Donald Trump, desenvolveram uma relação amistosa.

Durante a cerimônia no Palácio do Planalto, na qual assinou o decreto que reconhece a música gospel como manifestação cultural, Lula avaliou o cenário econômico nacional.

“O ano termina bem. O preço do alimento está caindo, as pessoas estão voltando a acessar coisas que ficaram mais caras. Mesmo a taxação que os Estados Unidos fizeram contra o Brasil terminou sendo irrelevante”, declarou o presidente.

Em 20 de novembro, Donald Trump anunciou a retirada da tarifa de importação de 40% sobre alguns produtos brasileiros, como café, chá, sucos de frutas, cacau, banana, laranja, tomate e carne bovina. Segundo Trump, a decisão ocorreu após conversa telefônica com Lula.

Após o anúncio, o Palácio do Planalto intensificou as negociações para eliminar alíquotas de outras exportações brasileiras e revogar as sanções da Lei Magnitsky.

Lula e Trump também tiveram um encontro presencial na Malásia e conversaram duas vezes por telefone neste ano, em um movimento de aproximação entre os dois países, após tensões provocadas pelo tarifaço e pelas sanções.

“Quando muita gente imaginava que eu e o Trump iríamos entrar em guerra, nós terminamos virando amigos”, afirmou Lula durante o evento no Planalto.