Esportes

Seis clubes da Série A trocam de técnico antes da temporada 2026

Internacional, Grêmio, Botafogo, Remo, Cruzeiro e Coritiba iniciam o próximo Brasileirão com novos treinadores.

23/12/2025
Seis clubes da Série A trocam de técnico antes da temporada 2026

Dos 20 clubes que disputarão a Série A do Campeonato Brasileiro em 2026, seis decidiram trocar de treinador na reta final de 2025. O torneio de pontos corridos foi encerrado em 7 de dezembro, mas as movimentações nos bastidores seguem intensas.

Internacional, Grêmio, Botafogo, Remo, Cruzeiro e Coritiba são os times que apresentam novidades no comando técnico. Assim, 30% das equipes da elite do futebol nacional chegam à próxima temporada com mudanças importantes.

No Internacional, o uruguaio Paulo Pezzolano foi contratado após a saída de Ramón Díaz. Abel Braga comandou o time nas últimas rodadas, mas já havia anunciado que não permaneceria como treinador, assumindo agora o cargo de diretor técnico do clube.

O Grêmio, tradicional rival do Inter, também terá um novo comandante: o português Luís Castro. Mano Menezes deixou a equipe gaúcha ao término do Brasileirão.

No Cruzeiro, a aposta é em Tite, ex-treinador da seleção brasileira, que retorna ao comando de um clube após sua passagem pelo Flamengo em setembro de 2024. Ele substitui Leonardo Jardim.

O Botafogo oficializou a chegada do argentino Martín Anselmi, que assume o lugar de Davide Ancelotti no comando do time carioca.

Entre os clubes que subiram da Série B, o Coritiba, campeão da Segunda Divisão, contratou Fernando Seabra para o lugar de Mozart. Já o Remo será dirigido pelo colombiano Juan Carlos Osorio, após Guto Ferreira não chegar a um acordo para permanecer na equipe paraense.