Cultura Pop
De 'Ainda estou aqui' a 'O agente secreto': Relembre os filmes brasileiros que mais fizeram sucesso em 2025
Veja quais produções colaboraram com o ano festivo no cinema
Que o brasileiro é apaixonado por cinema todo mundo sabe, mas 2025 ficará marcado como o ano em que o público chorou, deu risada e se aventurou nas histórias do próprio país. Quem abriu portas foi “”, no fim de 2024, quando o povo estava curioso para conhecer a produção que foi ovacionada nos principais festivais daquele ano. No primeiro trimestre de 2025, só deu ele.
Morre Ieda Maria Vargas, primeira brasileira a conquistar o título de Miss Universo
Nasce primeiro filho de Mariana Rios
Foram 21 semanas em cartaz e mais 5,8 milhões de pessoas que assistiram ao forte drama de Eunice Paiva (Fernanda Torres). O longa mostra sua luta para encontrar o marido Rubens Paiva (Selton Mello), levado de sua casa por policiais à paisana nos anos 1970, em pleno período do endurecimento da ditadura militar.
A mulher, então, se vê obrigada a reinventar um novo futuro para os cinco filhos enquanto tenta descobrir o paradeiro do então ex-deputado federal, que morreu torturado.
“Ainda estou aqui” reacendeu a paixão do público pelo cinema brasileiro, levando milhões de pessoas às salas de exibição para verem “Vitória”, “Homem com H”, “Perrengue chique”, “Chico Bento e a goiabeira maraviosa” e “O agente secreto”.
'Ainda estou aqui'
O sentimento de impunidade comoveu o público, alicerçado pela interpretação de Fernanda Torres, que chegou a ser indicada a vários prêmios internacionais pelo papel, incluindo o Oscar e o Globo de Ouro — este último ela conquistou!
“Isso é uma prova de que a arte pode perdurar ao longo da vida, mesmo em momentos difíceis, como essa história incrível da Eunice Paiva que conto no filme, que nos ajudou a refletir sobre como sobreviver em tempos como esses”, disse a atriz ao receber o troféu.
Nas redes, uma enxurrada de postagens enalteceram Fernanda e brasileiros foram às ruas para celebrar a atriz, que virou fantasias de carnaval em blocos. Embora ela não tenha levado o Oscar como Melhor Atriz, “Ainda estou aqui” ganhou na categoria Melhor Filme Internacional pela primeira vez na história do cinema brasileiro. Quem recebeu o prêmio foi Walter Salles, o diretor do longa.
'Vitória'
Em março, foi a vez de o público se encantar com o filme dirigido por Andrucha Waddington e protagonizado por Fernanda Montenegro. A produção conta a história de uma mulher de 80 anos que gravou a rotina do tráfico de drogas na Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, e denunciou o caso à polícia.
O longa foi baseado em reportagens originalmente publicadas pelo então repórter Fábio Gusmão em 2005, no EXTRA. Na ficção, o jornalista, hoje editor-executivo do jornal, é interpretado por Alan Rocha.
'Homem com H'
O filme inspirado na vida de Ney Matogrosso levou milhares de fãs do cantor ao cinema. Dirigido e escrito por Esmir Filho, o longa acompanha a intensa trajetória de Ney Pereira da Silva desde sua infância.
Para interpretar o artista e todo seu gingado, foi escalado Jesuita Barbosa, muitíssimo elogiado tanto pelo público quanto pela crítica especializada.
'Chico Bento e a goiabeira maraviosa'
Destaque do cinema brasileiro infantil, o longa acompanha o personagem, criado por Mauricio de Sousa, após receber a notícia de que um poderoso fazendeiro local pretende construir uma estrada passando por cima da goiabeira, seu lugar favorito. O intérprete do personagem ficou a cargo de Isaac Amendoim.
— Fazer o Chico Bento foi bom demais da conta. Fico feliz em saber que as pessoas gostaram do meu filme e de me ver atuando — comemora o ator de 12 anos.
'Perrengue Fashion'
Representante do humor, em sete semanas em cartaz em mais de 400 salas, o filme protagonizado por Ingrid Guimarães e Rafa Chalub teve cerca de 384 mil espectadores.
A produção acompanha a influenciadora de moda Paula Pratta (Ingrid), que embarca com seu amigo, Taylor (Chalub), para uma viagem não planejada para a Floresta Amazônica, onde acontecem diversas confusões. Hoje, pode ser visto no Prime Video.
'O agente secreto'
Representante do Brasil no Oscar 2026, o longa ainda está em cartaz. Intérprete do protagonista, Wagner Moura apareceu nas redes sociais para agradecer a enxurrada de mensagens de carinho.
“É muito bonito ver a conexão de um povo com sua cultura, seus artistas, sua arte. Fico muito emocionado”, afirmou Moura, que vive um professor perseguido por matadores de aluguel contratados por um empresário.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo