Cultura Pop

Morre Ieda Maria Vargas, a primeira brasileira a conquistar o Miss Universo

Gaúcha de Porto Alegre, ela tinha 80 anos e se tornou ícone da beleza nacional em 1963

Agência O Globo - 22/12/2025
Morre Ieda Maria Vargas, a primeira brasileira a conquistar o Miss Universo
Ieda Maria Vargas - Foto: Reprodução / Instagram

Ieda Maria Vargas, a primeira brasileira a vencer o Miss Universo, morreu aos 80 anos nesta segunda-feira (22), em Gramado, no Rio Grande do Sul. Ela estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Arcanjo São Miguel. A informação foi confirmada por sua filha, Fernanda Vargas.

Em 2000, Ieda sofreu um AVC que comprometeu sua memória e fala, mas conseguiu se recuperar. Desde 2009, após ficar viúva, residia em Gramado.

Trajetória nas passarelas

Nascida em Porto Alegre, em 31 de dezembro de 1944, Ieda tornou-se um ícone da beleza brasileira aos 18 anos, ao conquistar, em 1963, primeiro o título de Miss Brasil e, logo depois, o de Miss Universo, em Miami Beach, nos Estados Unidos.

Em entrevista ao portal G1, quando tinha 67 anos, Ieda contou que foi convencida a participar de seu primeiro concurso em 1962, após ser eleita Rainha das Piscinas do Rio Grande do Sul, aos 17 anos. A partir daí, acumulou títulos: Miss Porto Alegre, Miss Rio Grande do Sul, Miss Brasil e, finalmente, Miss Universo em 1963.

No ano seguinte, em 1964, passou a coroa à sucessora, a grega Corinna Tsopei, durante o concurso Miss Universo. Segundo o G1, Ieda viveu por um período em Miami e, em 1968, casou-se com José Carlos Athanázio, já falecido, com quem teve dois filhos. Após o casamento, retornou a Porto Alegre e optou por uma vida mais reservada, sem seguir carreira artística, participando apenas de alguns eventos nacionais e internacionais como convidada especial.

Ieda foi eleita entre os "20 Gaúchos que Marcaram o Século XX", ao lado de personalidades como Mario Quintana, Elis Regina, João Goulart, Getúlio Vargas, Lya Luft e Erico Verissimo, e também recebeu um especial em sua homenagem.