Conhecimento

Estudante que tirou nota 1000 na redação do Enem cita filme 'A Substância' e quadros de Pedro II para abordar etarismo

Maria Clara Cunha tem 18 anos, mora no Rio de Janeiro e deseja cursar Direito

Agência O Globo - 17/01/2026
Estudante que tirou nota 1000 na redação do Enem cita filme 'A Substância' e quadros de Pedro II para abordar etarismo
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Maria Clara Cunha, estudante carioca de 18 anos, alcançou a nota máxima na redação do Enem 2025 ao utilizar referências inovadoras para discutir o tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. Aluna do curso preparatório no colégio PH, unidade Tijuca II, Maria Clara citou o filme "A Substância" e a representação do monarca Pedro II em quadros do Segundo Reinado para construir sua argumentação sobre etarismo.

Ela utilizou o longa indicado ao Oscar para abordar a pressão estética e as obras de arte históricas para ilustrar como a velhice era, no passado, associada à sabedoria. “Usei referências sobre o passado e a atualidade. Entendo que, por ser um tema atemporal e que passa por tantas mudanças diante do pedido por perspectivas, as referências foram mais acessíveis, mesmo com toda a ansiedade da prova”, explica Maria Clara.

Enquanto os quadros de Pedro II remetem ao século XIX, o filme estrelado por Demi Moore, lançado em 2024 e indicado a cinco Oscars, incluindo o de Melhor Filme, traz à tona discussões sobre etarismo e padrões de beleza. Na trama, a protagonista, uma celebridade em declínio, busca uma substância clandestina para rejuvenescer, vivendo entre duas versões de si mesma.

Aprovada em Direito na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) — que não utiliza o Enem em seu processo seletivo —, Maria Clara aguarda o resultado do Sisu para definir seu futuro acadêmico. Ela destaca que o amadurecimento de sua rotina de estudos foi fundamental para o desempenho na redação.

“O que me ajudou muito foi parar de seguir métodos e estratégias prontas da internet para a prova. Consegui encontrar a abordagem que mais combinava comigo, assim como na redação. Decidi ignorar o que diziam sobre revezar entre texto e questões e segui o que me deixava mais confortável. Isso me ajudou a manter o psicológico tranquilo durante a prova”, relata.

Como calcular a nota?

Após a divulgação do resultado pelo Inep, os estudantes concentram-se na disputa por vagas no ensino superior. Para calcular a média do Enem, é preciso verificar se a instituição de interesse utiliza média simples ou pesos específicos para cada área do conhecimento. Além do cálculo, utilizar um simulador de notas de corte é a estratégia mais eficiente para identificar em quais cursos é possível ingressar pelo Sisu. Para acessar o simulador, clique aqui.