Artigos

O engodo da Globalização

Laurentino Veiga 17/01/2026
O engodo da Globalização
Laurentino Veiga - Foto: Arquivo

Meu segundo livro, intitulado “ O engodo da Globalização ”editado sob às Expensas da Fundação Municipal de Ação Cultural (2001), patrocinado pelo então presidente Antônio Arnaldo Camelo, prefaciado pelo Presidente do Conselho Regional de Economia - Corecon-AL, cujas palavras merecem ser reproduzidas pelo nível de amizade nutrida por ambos. Inclusive, na extensão de seu pensamento:

“ O professor Laurentino Veiga, participa do dia a dia da sociedade alagoana como membro de diversos colegiados de classe de representação estadual. Assim sendo, os leitores têm a partir deste livro, de forma sucinta e objetiva, exibindo rara combinação de profundidade e clareza, uma obra para analisar o passado e entender as complexas indagações do presente”.

Lecionei no CESMAC por mais de duas décadas consecutivas. Adquiri valiosas experiências. E, portanto, resolvi condensá-las para auxiliar os eternos alunos, bem como a sociedade alagoana como um todo. Afora isso, debrucei-me no varal do tempo a fim de imortalizar meu pensamento de modesto escritor, e, porque não dizer de cronista da Tribuna Independente e Tribuna do Sertão.

Dentre as temáticas que relatei no livro - O Engodo da Globalização:

Destaco: A globalização da economia, Do “elfare-sate “ à globalização, O Dia do Economista, A questão salarial, Cuba balançando, Real não é realeza, Estado falido, Defendendo Alagoas, Não a monarquia, O plano Bresser, Cem anos de Gudim, A hora e a vez da economia, O pacotão econômico, Inflação - um mal social, A industrialização brasileira, A questão do Polo, A crise brasileira.

Por outro lado, escrevi O Brasil vai ao fundo, Geopolítica do Brasil, As empresas multinacionais, A redenção econômica, A inexorabilidade da globalização, Globalização & neoliberalismo, Brasil - 500 anos, Políticas  Econômicas, Liberalismo & intervencionalismo, Crescimento versus desenvolvimento, O fenômeno do desemprego, O miau dos Tigres.

Destaco o Neoliberalismo. “ Os economistas produzem bons diagnósticos, mas não garantem boas terapêuticas ”. Frase célebre de Kennet Arrow, Prêmio Nobel de Economia. A globalização tornou-se assunto obrigatório nos lares, nas empresas, nas universidades brasileiras, nas plataformas sociais e no meio político. 

Os leigos nas Ciências Econômicas estão ainda hoje perplexos com a linguagem acadêmica, com o economês tupiniquim e, sobretudo, com os ditames da doutrina neoliberal. Tendo em vista a complexidade da Globalização no meio social.

As orelhas, por sua vez, foram escritas pelo saudoso poeta Jucá Santos: “ Laurentino Veiga é, além do jornalista das coisas que ocorrem no dia a dia de todos nós, o escritor preocupado com os problemas econômicos que afligem o nosso país. Aplaudo a sua iniciativa e desejar que este livro conquiste um lugar de destaque no seio da sociedade”.