Alagoas

Ronda no Bairro reforça policiamento nas prévias carnavalescas em Maceió

Mais de 100 agentes atuam na orla marítima com ações preventivas, pulseiras para crianças e atendimento bilíngue durante os desfiles de blocos.

Marco Aurélio Mello / Ascom Seprev 30/01/2026
Ronda no Bairro reforça policiamento nas prévias carnavalescas em Maceió
Agentes do Ronda no Bairro reforçam policiamento durante as prévias carnavalescas na orla de Maceió. - Foto: Ascom Seprev

O Programa Ronda no Bairro, em parceria com as demais forças de segurança pública de Alagoas, intensificará as ações de proteção e tranquilidade aos foliões durante as prévias carnavalescas deste fim de semana na orla de Maceió. Os desfiles de blocos estão programados para sábado (31) e domingo (1º).

Para garantir a segurança, serão mobilizadas 32 guarnições operacionais por dia, totalizando mais de 100 agentes de proximidade dedicados ao policiamento comunitário e preventivo.

As equipes do Ronda no Bairro atuarão ao longo de toda a orla, com atenção especial aos pontos de maior concentração de público, desde a concentração dos blocos, próximo ao Marco dos Corais, até a dispersão na junção da Avenida Dr. Antonio Gouveia com a Rua Sampaio Marques, em Jaraguá. O policiamento será realizado por viaturas, bicicletas, motocicletas e patinetes elétricos.

Os detalhes da operação foram apresentados durante reunião integrada das forças de segurança do Estado, realizada na manhã desta sexta-feira (30), no auditório da Academia da Polícia Militar de Alagoas, no Trapiche da Barra.

Diferenciais da operação

Segundo a superintendente do Ronda no Bairro, tenente-coronel Josiene Lima, além das guarnições operacionais, o programa contará com a Equipe Social, responsável por um trabalho preventivo junto à população, incluindo a distribuição gratuita de pulseiras de identificação para crianças.

"Em locais de grande concentração, como as prévias carnavalescas, é fundamental que as famílias solicitem aos nossos agentes sociais as pulseirinhas. Elas são essenciais caso alguma criança se afaste dos pais ou responsáveis", ressaltou a oficial.

Ao receber a pulseira, os responsáveis devem registrar o nome da criança, nome do responsável e telefone para contato. Os agentes sociais estarão posicionados em dois pontos estratégicos da orla: em frente à nova sede da Oplit, na Praça Gogó da Ema, em Ponta Verde, próximo ao Marco dos Corais, e em frente à Feirinha de Artesanato, na Pajuçara.

Outro destaque da operação será a presença de agentes bilíngues, preparados para atender turistas, prestar informações e oferecer suporte em eventuais ocorrências.

Para o secretário de Estado de Prevenção à Violência, Ricardo Dória, a integração do Ronda no Bairro em eventos de grande porte, como as prévias deste fim de semana, é ainda mais relevante.

"Eventos de grande porte exigem planejamento, integração e, acima de tudo, proximidade com as pessoas. O Ronda no Bairro cumpre esse papel ao atuar de forma preventiva, humanizada e presente nos territórios, garantindo que os foliões possam aproveitar as prévias carnavalescas com segurança, tranquilidade e o apoio das forças de segurança do Estado", afirmou Dória.