Alagoas
Maceió sem carnaval, prejuízo para a cidade
De repente, o carnaval de rua de Maceió acabou-se com a esdrúxula justificativa de não incomodar ao turista. A maior burrice criminosa que fizeram com o Estado de Alagoas. Os moradores da cidade começaram a procurar a folia em outros locais, como Recife, Salvador, Rio, deixando um vazio na cidade. Maceió parece um cemitério com as praias, os restaurantes, bares vazios, deixando de faturar nos dias de carnaval.
CARNAVAL É ECONOMIA CRIATIVA. CARNAVAL É LUCRATIVO.
A abrangência da Economia Criativa, tem como matérias primas a inteligência e a criatividade humanas, recursos que, se bem trabalhados, tendem ao infinito. Sendo assim, com possibilidades praticamente ilimitadas, a economia criativa pode ser considerada revolucionária.
O carnaval constitui-se numa das mais conhecidas expressões culturais do Brasil, pode ser visto como uma síntese da Economia Criativa, uma vez que nas suas diversas formas de manifestação, os pequenos comerciantes, como ambulantes, taxistas, costureiras, músicos, montadores tem a oportunidade de trabalho e renda. .
PREJUÍZO DO ESTADO DE ALAGOAS POR NÃO TER CARNAVAL ORGANIZADO
Durante o carnaval viajam 200 mil alagoanos em busca de folia, se cada um folião gastar R$ 1.000,00 (um mil reais) durante o carnaval, serão R$ 200.000.000,00 (duzentos milhões de reais) que deixam de circular no Estado durante os quatro dias de Carnaval. Perdem dinheiro indiretamente os ambulantes, taxistas, costureiras, fábricas de camisas, rede de hotel e pousada, músicos, restaurantes, bares, montadoras, enfim uma gama de pequenos e médios negociantes.
BLOCO DA NÊGA FULÔ
Não conformados com a falta de carnaval na cidade de Maceió, alguns amigos formaram um bloco para defilar no domingo de carnaval na rua fechada da orla, com uma Banda de Frevos puxando o Bloco. Foi um sucesso. esse grupo juntou-se com o pessoal da Escola de Sama Gaviões da Pajuçara e organizou o bloco. O Nome escolhido foi Bloco Carnavalesco da Nêga Fulô, um dos mais belos poemas do poeta alagoano Jorge de Lima enaltecendo a cor negra dos brasileiros. Foi preparado um belo estandarte, arranjado patrocinadores para as camisas do bloco que foram distribuídas gratuitamente. Sem trio elétrico, a Orquestra do Maestro Elizaubo Wandenberg, tocou durante o desfile apenas marchinhas antigas e múicas alagoanas. Foi um sucesso o desfile organizado.
Todos os anos o Bloco da Nêga Fulô faz o desfile no domingo de carnaval, da Praça 7 Coqueiros à Praça do Alagoinha. Não tem corda, é aberto para todos os foliões, não é obrigatório o uso da camisa do bloco, embora sejam distribuídas 300 camisas, prinipalmente no bairro de Ponta da Terra e adjacências. Convidamos follguedos folclóricos para desfilar no bloco. Todos os anos o Bloco da Nêga Fulô homenageia uma figura da cultura alagoana.
Desfila também uma Ala de Cadeirantes. Como também uma foliã que se fantasia de NÊGA FULÔ e desfila abrindo o bloco.
Esse ano de 2026 vamos formar o Blocão do Domingão, com oito blocos desfilando no domingo de carnaval com concentração nos 7 Coqueiros ás 14.30 e término do desfile na Praça do Alagoinha. Todos convidados, paga nada. As camisa serão gratúias.
O PRINCIPAL OBJETIVO DO BLOCO DA NÊGA FULÔ É O RETORNO DO CARNAVAL DE RUA NOS DIAS DE CARNAVAL. OS GOVERNOS: ESTADUAL E MUNICIPAL TEM CONTRIBUÍDO AO RETORNO DO CARNAVAL DE RUA. MAS MUITO POUCO, MUITO POUCO MESMO. QUEREMOS UM CARNAVAL NOS QUATRO DIAS DE CARNAVAL COM O POVO NA RUA DESFILANDO COM BLOCOS E SE DIVERTINDO, TODOS TÊM O DIREITO DE UMA ALEGRIA FUGAZ QUE SE CHAMA CARNAVAL.
- O CARNAVAL É A MAIOR MANIFESTAÇÃO CULTURAL ESPONTÂNEA DO POVO BRASILEIRO.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
3SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
4TRIBUTOS MUNICIPAIS
Prefeitura do Rio começa a enviar guias do IPTU 2026; primeira cota vence em fevereiro
-
5DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento