Alagoas

Seduc promove formação com novos gerentes especiais regionais

Ana Luíza Ambrózio e Yasmin Henrique / Ascom Seduc 17/01/2026
Seduc promove formação com novos gerentes especiais regionais
Gerentes atuarão no biênio 2026-2027 - Foto: Alexandre Teixeira/Ascom Seduc

A Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc) iniciou esta semana o Programa de Embarque, que consiste em uma série de formações destinadas aos novos gerentes especiais regionais que estarão à frente das Gerências Especiais de Educação (GEEs) no biênio 2026-2027. A proposta do programa é acolher os novos gerentes e proporcionar um primeiro contato estruturado com o funcionamento interno da secretaria, suas superintendências, gerências e fluxos administrativos, além de promover a troca de experiências entre os próprios gerentes.


Nesta quinta e sexta-feira (15 e 16), os 13 gerentes participaram dos primeiros dias da formação em um momento voltado à integração, alinhamento institucional e apresentação da cultura organizacional da Seduc, e que também contaram com a participação de todas as secretárias executivas da pasta. A formação teve ainda a parceria da ONG Motriz, que atua no fortalecimento da gestão e da Educação Pública brasileiras.

A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, participou dos dois dias de formação e destacou a importância do programa como uma jornada de imersão na estrutura e nas práticas da Seduc. “Neste primeiro momento de formação, eles puderam conhecer toda a estrutura da Secretaria da Educação e esclarecer dúvidas. Foram abordados temas relacionados a liderança, lotação, gestão de pessoas, entre outros. Foram dois dias bem recheados para que os novos gerentes regionais tenham propriedade do tamanho da sua função”, observou a secretária.

O superintendente da Rede Estadual de Ensino, Artur Ferreira, reforçou que o encontro representa o primeiro contato formativo após a posse dos gestores. Segundo ele, o Programa de Embarque terá duração total de 90 dias e incluirá momentos contínuos de formação, estudo e acompanhamento. “Os novos gerentes já estão atuando desde o dia 5 e o Embarque consolida esse início de gestão, fortalecendo a compreensão sobre o papel estratégico das gerências regionais na rede estadual” disse o superintendente.

Alinhamento e estratégia

Para os novos gerentes especiais regionais, a formação representou um momento estratégico de alinhamento e compreensão dos desafios que marcam o começo da gestão.

De acordo com Jackson Jonathas, gerente da 10ª GEE, que abrange os municípios da Região Norte de Alagoas, o Programa de Embarque representa um investimento direto na qualificação da gestão educacional. “Nós literalmente embarcamos numa imersão de como gerenciar as nossas unidades de ensino. É muito importante esse trabalho que o Governo de Alagoas vem fazendo, investindo em nós, professores”, elogiou.

Titular da 3ª GEE, que abrange Palmeira dos Índios e municípios vizinhos, Lívia Cledja Correia, enfatizou o valor do diálogo institucional promovido durante a formação. “Tivemos a oportunidade de conhecer melhor a Secretaria de Educação, participar de formações e entender mais profundamente o trabalho do gerente especial”, pontuou. Segundo ela, neste início de gestão, um dos principais desafios é reconhecer as especificidades de cada unidade escolar. Ela também frisou que o acompanhamento das unidades de ensino será pautado pela construção de diálogo e presença constante da GEE nas escolas. “A proposta é criar pontes e parcerias, estar presente nas escolas, mediar ações quando necessário e apoiar o direcionamento pedagógico junto aos técnicos da regional, que recebem as orientações da Seduc”, explicou.

Já para Sheila Cardoso, gerente da 13ª GEE, que reúne escolas do Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa) e Alta Maceió, o Programa de Embarque contribui para reforçar a importância do trabalho colaborativo entre Secretaria, gerências regionais e escolas. “Conhecer os desafios estruturais e pedagógicos de cada comunidade escolar é fundamental para que as ações da regional e da Seduc sejam eficazes. O programa nos deu clareza de que uma gerência eficiente não atua de forma isolada, mas como parte de uma engrenagem coesa, voltada ao apoio das comunidades escolares”, concluiu.

As GEEs

As Gerências Especiais de Educação são mini representações da Seduc em todo o estado e são responsáveis por assegurar a qualidade da Educação em suas regiões, promovendo a formação continuada de professores e gestores, além de desenvolver ações para a melhoria do desempenho escolar. Elas também articulam ações entre as escolas e a Seduc e funcionam como uma ponte entre o Estado e os Municípios, garantindo, assim, a implementação das políticas educacionais e fortalecendo o Regime de Colaboração.