Alagoas
Conexão global e desenvolvimento territorial: Sustentabilidade e neurociência no centro da pauta educacional
Na 7ª GEE, no município de União dos Palmares, o sistema de colaboração é compartilhado por Cleonice Maria Bastos Pereira, que traz para a Zona da Mata a experiência de um intercâmbio internacional pelo Conselho Britânico.
Diferente de gestores que circulam por diversas unidades, Cleonice Maria Bastos Pereira construiu um legado de mais de duas décadas na Escola Estadual Dr. Carlos Gomes de Barros, o que lhe confere uma autoridade única na Zona da Mata por conhecer profundamente as gerações de famílias e os gargalos locais.
Sua gestão na 7ª GEE é vista como uma oportunidade de replicar, em escala regional, o sucesso que obteve na unidade escolar, agora aliando seu mestrado em Energia da Biomassa para promover a sustentabilidade e integrar o ensino às potencialidades econômicas da região, que possui uma forte base agrícola.
No Sertão, Joatan Pereira da Silva, da 8ª GEE reforça o corpo técnico com sua especialização em Neuropsicopedagogia. Joatan destaca que seu compromisso será com o fortalecimento do regime de colaboração com os municípios.
"Trabalharemos para que a integração entre as redes municipal e estadual resulte em um salto de qualidade para o estudante alagoano, do ensino fundamental ao médio", destacou o gestor da 8ª GEE.
Com sólida fundamentação nas áreas de História e Filosofia, Joatan alia a compreensão humana à ciência da aprendizagem, buscando uma gestão que nasce do consenso e da participação coletiva. Sua trajetória é marcada pela liderança em processos de gestão democrática, onde consolidou a ideia de que a escola deve ser um espaço inclusivo e transformador.
.jpg)
No Sertão, a 11ª GEE, na cidade de Piranhas, terá a energia transformadora de Bergson Bezerra do Nascimento. Biólogo e especialista em Gestão pela Ufal, Bergson transformou a Escola Estadual Delmiro Gouveia em uma referência regional, dobrando o número de alunos e colocando a unidade no TOP 10 do Ideb em Alagoas. Sua gestão foi marcada pela modernização tecnológica e por um olhar atento à empregabilidade dos jovens.
"A escola precisa ser uma ponte para o futuro. Além do alto desempenho acadêmico, priorizamos o diálogo e a inserção dos nossos alunos no mercado de trabalho, garantindo que a educação gere oportunidades reais de vida", destaca Bergson Bezerra do Nascimento.
.jpg)
Essa visão de resultados é compartilhada por Maria Cristina do Nascimento Bóia Araújo, que reassume a 9ª GEE, em Penedo. Pedagoga e mestranda em Ciências da Educação, Maria Cristina traz a bagagem de quem já foi Secretária Municipal e Gerente Regional, sempre pautada por indicadores concretos. "Retorno com o compromisso de colocar o aluno no centro das decisões, utilizando a solidez técnica para elevar a qualidade do ensino em toda a nossa região", afirma.
Conheça os municípios sedes e abrangidos de cada Gerência:
1ª GEE - Maceió - Marechal Deodoro, Paripueira e bairros da parte baixa da capital.
2ª GEE - São Miguel dos Campos - Barra de São Miguel, Roteiro, Jequiá, Coruripe, Teotônio Vilela, Junqueiro, Campo Alegre, Boca da Mata e Anadia.
3ª GEE - Palmeira dos Índios - Maribondo, Tanque D'Arca, Belém, Quebrangulo, Estrela de Alagoas, Igaci, Major Izidoro, Cacimbinhas e Minador do Negrão.
4ª GEE - Viçosa - Atalaia, Capela, Cajueiro, Pindoba, Mar Vermelho, Paulo Jacinto e Chã Preta.
5ª GEE - Arapiraca - São Sebastião, Feira Grande, Lagoa da Canoa, Girau do Ponciano, Traipu, Craíbas, Limoeiro de Anadia, Taquarana e Coité do Nóia.
6ª GEE - Santana do Ipanema - Carneiros, Dois Riachos, Maravilha, Olho D’Água das Flores, Olivença, Ouro Branco, Rui Palmeira e Poço das Trincheiras.
7ª GEE - União dos Palmares - Murici, Branquinha, Santana do Mundaú, São José da Laje, Ibateguara e Colônia de Leopoldina.
8ª GEE - Pão de Açúcar - Jaramataia, Batalha, Jacaré dos Homens, Monteirópolis, Palestina, São José da Tapera e Belo Monte.
9ª GEE- Penedo - Feliz Deserto, Piaçabuçu, Igreja Nova, Porto Real do Colégio, São Brás, Olho D`Água Grande e Campo Grande.
10ª GEE - Porto Calvo - Barra de Santo Antônio, São Luis do Quitunde, Passo de Camaragibe, Matriz, Porto de Pedras, Japaratinga, Jundiá, Campestre, Jacuípe, Maragogi e Milagres.
11ª GEE - Piranhas - Olho D`Água do Casado, Delmiro Gouveia, Água Branca, Inhapi, Mata Grande, Canapi e Pariconha.
12ª GEE - Rio Largo - Coqueiro Seco, Santa Luzia do Norte, Pilar, Messias, Flexeiras, Joaquim Gomes, Novo Lino e Satuba.
13ª GEE - Maceió - Bairros da parte alta da capital.
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
4TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro ficam isentos do imposto neste ano
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026