Alagoas
Professores e egressos da Ufal recebem homenagem do Clube de Engenharia de Alagoas
Homenagem veio pelo livro Honra ao Mérito, lançado no início de dezembro e inclui vários profissionais ligados à Universidade
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) teve papel de destaque no livro Honra ao Mérito – Engenharia Alagoana, lançado pelo Clube de Engenharia de Alagoas (CEA), que reconhece profissionais que marcaram a trajetória da engenharia no estado. A publicação reúne perfis de 150 engenheiros e arquitetos homenageados ao longo de quase duas décadas, entre os quais mais de uma centena possui vínculo direto com a Ufal, como egressos ou docentes, muitos deles do Centro de Tecnologia (Ctec).
A solenidade de lançamento ocorreu no dia 9 de dezembro, às 19h, no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea). A obra é uma iniciativa do engenheiro Aloísio Ferreira, presidente do CEA, e integra as ações da entidade, que desde 2008 concede o título de Honra ao Mérito a profissionais indicados por diferentes instâncias e homologados por uma comissão interna do clube.
Para a professora titular do Ctec/Ufal, Nélia Calado, também homenageada, o livro evidencia a contribuição histórica da Universidade para o desenvolvimento da engenharia em Alagoas. “Podemos ressaltar a importância do nosso Centro de Tecnologia na engenharia alagoana, reconhecida pelo CEA e registrada nesta publicação”, destacou. A docente atua como pesquisadora nas áreas de recursos hídricos, política ambiental e sustentabilidade.
Segundo Nélia Calado, ao analisar a obra, é possível dimensionar o protagonismo da Ufal no setor. Dos 148 profissionais homenageados ao longo dos 18 anos da honraria, 112 são egressos ou docentes da instituição. Entre os docentes, estão 23 professores aposentados, sendo 21 do Ctec, além de sete docentes atualmente em atividade. Há ainda 76 egressos, majoritariamente engenheiros civis formados pelo Ctec, além de arquitetos e agrônomos, como a atual presidenta do Crea/AL, Rosa Tenório.
“Esses números mostram a excelência tanto do corpo docente quanto dos profissionais que a Ufal e o Ctec colocam no mercado de trabalho”, ressaltou a professora. Homenageada com a medalha de Honra ao Mérito em 2020, Nélia também destacou o caráter simbólico da publicação, que reúne seu nome ao do pai, Márcio Calado, igualmente reconhecido pelo CEA. “É uma grande honra integrar este livro e parabenizo o CEA, com apoio do Crea/Confea/Mútua, por uma iniciativa que valoriza a memória e a contribuição da engenharia alagoana”, afirmou.
O presidente do CEA, Aloísio Ferreira, reforçou que o livro busca preservar histórias de dedicação profissional e institucional. “O reconhecimento e o registro da vida profissional demandam zelo, atenção e carinho. Este livro será um legado”, afirmou, adiantando que uma segunda edição já está sendo considerada, diante da repercussão positiva da obra.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
5DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento