Alagoas
Animação da Ufal recebe prêmio internacional em Festival de Cinema
Projeto de série que será produzida em laboratório de Penedo vai ganhar assessoria personalizada com cineasta de Cuba
A professora Andréa Paiva, doutora em Oceanografia e cineasta da Unidade Educacional da Ufal em Penedo, teve seu projeto de animação premiado no Fórum Latino-Americano e Caribenho de Animação, realizado de 11 a 14 de dezembro, em Havana-Cuba. O evento fez parte da programação do Festival de Cinema de Havana e foi uma oportunidade para projetar internacionalmente o material produzido pela Ufal Penedo.
Casas Marinhas é uma série que trata sobre os problemas ambientais provocados pela poluição nos diversos ecossistemas marinhos, como praias, recifes de corais, costões rochosos, mar aberto, estuários, manguezais e mar profundo, dando continuidade ao curta-metragem de animação Azul Índigo, dirigido por Andréa.
A docente foi selecionada para participar de uma consultoria ministrada pelo diretor de animação Ernesto Padrón, de Cuba; os produtores brasileiros Nara Aragão e Cesar Cabral; além de Paola Becco, da Argentina. Depois dos quatro dias de assessoria, o projeto de Alagoas ganhou prêmio para participar de uma assessoria personalizada de roteiro no Instituto Cubano de Artes e Indústria Cinematográfica (Icaic Animados).
O produtor de cinema do Icaic, Aramis Acosta Caulineau, vai ministrar a assessoria marcada para o próximo ano. Aramis é doutor em Artes pela Universidade Politécnica de Valência, Espanha, e doutor honoris causa pela Universidade Anglo-Hispânica Mexicana de Puebla, México. Caulineau atua como professor de Roteiro e Produção de Animação na Faculdade de Mídia Audiovisual (Famca), onde é membro do Comitê Acadêmico, e membro do Comitê Científico da revista especializada espanhola Con A de Animación. Aramis também faz parte da União Nacional de Escritores e Artistas de Cuba, da Associação Cubana de Comunicadores Sociais e da Associação Internacional de Cinema de Animação (Asifa) e possui uma extensa filmografia como produtor, com mais de 600 filmes de diversos diretores, além de inúmeros prêmios em eventos nacionais e internacionais, entre eles a Ordem Nacional da Cultura, concedida pelo Conselho de Estado da República de Cuba.
A professora Andréa Paiva está entusiasmada com a nova oportunidade de aprimorar seu trabalho. “Esse prêmio é importante para a consolidação do cinema no bairro São Francisco, principalmente o cinema de animação, que está iniciando a animação stop motion em Penedo. Isso também fortalece o laboratório Escola de Cinema da Ufal. Eu fiquei muito feliz por ter recebido esse prêmio, que é um reconhecimento de todo o trabalho que eu e a equipe temos tido em Penedo para fazer acontecer o cinema de animação”, ressaltou a professora.
Ela conta que após a consultoria durante o festival, decidiu incluir um episódio a mais na série, totalizando sete. A história que se passa em ambientes marinhos e traz animais como o peixe-boi-marinho, o mero e a tartaruga-marinha, que sofrem os efeitos do lixo e de outras formas de poluição nos oceanos. Com uma narrativa sensível e informativa, a série também é protagonizada pela menina-sereia Iara, inspirada em ativistas jovens como Greta Thunberg, Malala e Chai Suruí, representando uma geração preocupada com o futuro do planeta.
Andréa vai preparar os roteiros em parceria com a diretora de arte Priscila Calumbi e uma equipe formada para esse trabalho que será contemplado com a assessoria personalizada de Aramis Acosta Caulineau no segundo semestre de 2026.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
5DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento