Alagoas

Inmet emite alerta amarelo de chuvas intensas para 35 cidades de Alagoas

Aviso prevê precipitações de até 50 mm por dia, ventos de até 60 km/h e baixo risco de transtornos até a manhã desta terça-feira

22/12/2025
Inmet emite alerta amarelo de chuvas intensas para 35 cidades de Alagoas
- Foto: Arquivo

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na manhã desta segunda-feira (22), um alerta amarelo de chuvas intensas para 35 municípios de Alagoas. O aviso, que representa o nível mais baixo entre os três adotados pelo órgão, é válido até as 10h desta terça-feira (23) e indica condições climáticas que exigem atenção da população.

De acordo com o Inmet, as áreas sob alerta podem registrar volumes de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros ao longo do dia. Também há previsão de ventos intensos, com velocidades variando entre 40 e 60 quilômetros por hora. Apesar de o risco ser considerado baixo, o instituto alerta para a possibilidade de ocorrências pontuais, como queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas, interrupções no fornecimento de energia elétrica e descargas elétricas.

Diante do cenário, a orientação é que a população adote medidas preventivas, especialmente durante períodos de chuva acompanhada de ventos fortes. O Inmet recomenda que as pessoas evitem se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda e de raios, e que não estacionem veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda. Outra recomendação é evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada durante as tempestades.

Em situações de emergência ou para obter mais informações, os moradores podem acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Entre os municípios incluídos no alerta estão Água Branca, Delmiro Gouveia, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema, União dos Palmares, Piranhas, Mata Grande, Olho d’Água das Flores, São José da Tapera, Joaquim Gomes e Colônia Leopoldina, além de outras cidades do Sertão, Agreste e Zona da Mata alagoana.

Cinara Ramos Corrêa

Cinara Ramos Corrêa

É natural de Porto Alegre (RS). Formada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre; Editora chefe do Portal Tribuna do Sertão com passagens pela Revista Veja, jornal Zero Hora, Rádio Gaúcha (Grupo RBS), Gazeta Mercantil, TV Pajuçara e O Jornal.