Vida Esportiva

Fã de Federer e Djoko, saiba quem é Guto Miguel, primeiro brasileiro campeão juvenil de Roland Garros

Aos 17 anos, goiano derrotou o americano Michael Antonius por 2 sets a 0

Agência O Globo - 06/06/2026
Fã de Federer e Djoko, saiba quem é Guto Miguel, primeiro brasileiro campeão juvenil de Roland Garros
Guto Miguel - Foto: Reprodução Redes Sociais

Depois de 59 anos, o Brasil voltou a ter um representante na final juvenil de simples de Roland Garros: (6/3 e 6/4) neste sábado, aos 17 anos, alcançando um feito inédito para o país. Agora número 1 do mundo, Guto iguala feito de outros brasileiros que também chegaram ao topo do ranking juvenil: Tiago Fernandes (2010), Orlando Luz (2015) e João Fonseca, em 2023.

Histórico!

João Traven, idealizador da Maratona do Rio,

Nascido em fevereiro de 2009, quando Gustavo Kuerten (o Guga) já tinha até se aposentado, Luís Augusto Queiroz Miguel — o Guto — é natural de Goiás, mas deixou Goiânia aos 13 anos para treinar em Brasília, onde vive atualmente. Irmão do também tenista Luis Felipe Miguel, que é cinco anos mais velho, Guto chegou à final deste sábado após derrotar o compatriota Leonardo Storck na semifinal, por 2 sets a 1.

Em seu perfil no site da organização Rede Tenis Brasil, de quando tinha 15 anos, Guto apontava como ídolos Roger Federer e Novak Djokovic. O hobby favorito na ocasião era estar em família.

Amarelinha:

Representante brasileiro numa final juvenil de simples em Roland Garros depois de 59 anos, Guto se disse "super feliz" ao avançar à sua primeira final de Grand Slams, da qual acabou campeão.

Ao receber o troféu, o jovem brasileiro discursou e agradeceu ao time, à família e aos amigos. Já em português, mandou um recado aos compatriotas: "Vai Brasil!", gritou ao fim do discurso em Paris.

Que Jogo É Esse:

A última vez que um brasileiro havia disputado a final do torneio juvenil masculino de Roland Garros foi há 59 anos, em 1967, quando Luís Felipe Tavares terminou com o vice-campeonato. Antes dele, Edison Mandarino (1959) e Thomas Koch (1962 e 1963) também chegaram à decisão, mas o título, até então, nunca tinha sido conquistado por um brasileiro.

Já Gustavo Kuerten, o Guga, que mais tarde conquistaria três títulos na chave principal do Grand Slam francês (1997, 2000 e 2001), foi campeão juvenil de duplas em 1994, quando foi à final de Roland Garros ao lado do equatoriano Nicolás Lapentti.

Novo destino:

Título em Roland Garros era sonho

Há dois anos, Guto Miguel passou a figurar nas páginas especializadas de tênis. Os primeiros títulos de simples vieram em Cali e Bogotá, na Colômbia. Mas a virada de chave aconteceu mesmo no ano passado.

O tenista conquistou torneios importantes na categoria, na Bélgica e no Canadá, disputou os quatro Grand Slams juvenis, chegou às semifinais do US Open, marcou os primeiros pontos no ranking da ATP ao participar de competições profissionais da ITF e encerrou a temporada com o título do J500 de Mérida, no México, em dezembro, alcançando sua maior vitória na carreira juvenil.

Em fevereiro deste ano, o então número 3 do mundo foi ao Rio Open, onde acabou superado pelo lituano Vilius Gaubas logo na estreia. Na ocasião, Apesar de ser bom na quadra dura, o saibro é seu piso predileto:

— É a tradição do Brasil — projetou à época.