Vida Esportiva
Japão se beneficia de nova regra da Fifa, joga com um a mais e vence Islândia em amistoso
Jogador islandês atrasou substituição e time ficou em desvantagem numérica por um minuto, possibilitando o gol japonês
Os amistosos entre seleções já estão servindo de laboratório para as novas regras da Fifa, que terão como principal palco a próxima Copa do Mundo. Neste domingo, o Japão aproveitou uma dessas diretrizes para vencer a Islândia por 1 a 0, marcando o gol da vitória na reta final da partida.
O lance decisivo ocorreu quando o meia Kristian Hlynsson, da Islândia, demorou para deixar o campo durante uma substituição. Por conta disso, o árbitro, seguindo a nova norma, impediu a entrada do substituto Porvaldsson por um minuto. Nesse período, os japoneses mantiveram a pressão e, aos 39 minutos do segundo tempo, balançaram as redes.
Com um jogador a mais, o Japão intensificou o ataque. Após duas tentativas bloqueadas, Sugawa cruzou na medida para Ogawa marcar de cabeça o único gol do confronto.
Nova regra
Em fevereiro, a International Football Association Board (Ifab), órgão responsável pelas regras do futebol, anunciou mudanças que começam a valer a partir da Copa do Mundo deste ano. Entre as novidades, o VAR passa a ter papel maior, podendo ser acionado em lances de escanteio e no segundo cartão amarelo. Outra alteração busca coibir o antijogo: passa a haver contagem regressiva para laterais, tiros de meta e substituições, como visto neste amistoso.
Pela nova regra, o jogador substituído tem 10 segundos para sair após a placa de alteração ser exibida. Se exceder o tempo, o substituto só pode entrar em campo após 1 minuto, como aconteceu entre Hlynsson e Porvaldsson.
Confira outras mudanças:
Cobrança de lateral: Se demorar mais de 5 segundos após o início da contagem do árbitro, o lateral é revertido para o adversário.
Tiro de meta: Se a cobrança ultrapassar 5 segundos, é marcado escanteio para o rival.
Atendimento médico: O jogador atendido deve ficar pelo menos 1 minuto fora do campo.
VAR em escanteios: O árbitro de vídeo pode interferir em decisões rápidas, corrigindo marcações equivocadas de escanteio ou tiro de meta, sem necessidade de consulta ao monitor.
VAR no segundo cartão amarelo: O árbitro de vídeo pode atuar em possíveis erros quando um jogador é expulso após receber o segundo cartão amarelo.
Mais lidas
-
1INFRAESTRUTURA
Paulo Dantas anuncia triplicação da rodovia entre Maceió e Barra de São Miguel
-
2DIREITOS TRABALHISTAS
Quando começa a valer a escala 5x2?
-
3JULGAMENTO DO CASO HENRY BOREL
Filha de ex-namorada de Jairinho relata agressões sofridas na infância
-
4EDUCAÇÃO
Vestibular Unicamp 2027: confira os temas mais recorrentes na prova
-
5RESGATE NO LITORAL PAULISTA
Mulher resgatada após mais de 40 horas no mar recebe alta: 'Continuem orando pelo meu colega'