Vida Esportiva
Após vencer Djokovic, João Fonseca desafia Casper Ruud em Roland Garros: 'Vamos com o coração'
Brasileiro disputa vaga nas quartas de final contra norueguês ex-número 2 do mundo, neste domingo
O tênis brasileiro vive mais um dia histórico neste domingo. Depois de eliminar Novak Djokovic em uma virada épica, João Fonseca retorna às quadras para enfrentar o norueguês Casper Ruud, em busca de uma vaga nas quartas de final de Roland Garros. Aos 19 anos, Fonseca permanece o atual número 16 do ranking da ATP, um dos maiores especialistas em saibro do circuito. Este será o primeiro duelo oficial entre os dois tenistas.
Atualmente ocupando a 30ª posição do ranking, Fonseca não fez nenhuma análise para o confronto, mas declarou confiança:
— Não sei onde posso chegar e até onde conseguirei ir. Hoje, vamos com o coração e deixaremos tudo em quadra — afirmou o brasileiro.
João Fonseca entra em ação na quadra Philippe Chatrier, palco principal de Roland Garros, a partir das 15h15 (horário de Brasília).
Casper Ruud, ex-número 2 do mundo e finalista do torneio em 2022 e 2023, conseguiu o talento do adversário:
— Tenho uma missão incrível contra um jovem talento, que é o João. Ele já venceu grandes jogadores. Contra Djokovic, foi provavelmente a maior vitória da carreira dele. Vou tentar fazer uma boa partida. Ele é um garoto muito legal e espero que seja um grande confronto — declarou Ruud, de 27 anos.
Com a eliminação de Djokovic, Roland Garros terá um campeão inédito em 2026. Vindo de duas viradas espetaculares, Fonseca mantém os pés no chão:
— Todos os sonhos podem se tornar realidade. Meu sonho sempre foi jogar contra Djokovic. Joguei e venci. Obviamente, sonho em ser campeão de um Grand Slam, mas é preciso dar um passo de cada vez , disse João.
Ruud também comentou sobre o novo cenário do torneio:
— Novak e Jannik (Sinner, atual número 1) eram grandes favoritos. Com eles fora, o torneio está aberto. Em uma semana, teremos um novo campeão de Grand Slam. Todos sabem disso. Vou usar minha experiência para ir o mais longe possível, mas o foco é um jogo de cada vez , analisou o norueguês.
Elogios e expectativa
A derrota para João foi apenas a segunda vez em que Djokovic perdeu de virada após vencer os dois primeiros sets em sua carreira — a primeira foi em 2010, contra o austríaco Jürgen Melzer.
— Tiro o chapéu para o João. Ele jogou um tênis excepcional, foi agressivo em todos os momentos decisivos e mostrou uma velocidade incrível , registrou Djokovic, ex-número 1 do mundo.
A expectativa é de mais uma grande atuação de Fonseca. O sérvio, que soma 24 títulos de Grand Slam, reforça o potencial do brasileiro:
— Fonseca tem grande talento, potência nos golpes e apoio dos torcedores brasileiros. A excitação ao redor dele é justificada. Ele tem potencial para grandes conquistas no tênis , avaliou Djokovic.
Para seguir avançando, João Fonseca deposita confiança em sua equipe técnica, formada pelo brasileiro Guilherme Teixeira e pelo argentino Franco Davin:
— Acredito muito no trabalho diário da minha equipe. Sei que existe pressão e até certo preconceito por serem brasileiros. Já sugeri que eu treinasse na Europa, mas confio muito neles. Eles agregaram demais no meu dia a dia e nos treinos , concluiu João Fonseca.
Mais lidas
-
1INFRAESTRUTURA
Paulo Dantas anuncia triplicação da rodovia entre Maceió e Barra de São Miguel
-
2DIREITOS TRABALHISTAS
Quando começa a valer a escala 5x2?
-
3JULGAMENTO DO CASO HENRY BOREL
Filha de ex-namorada de Jairinho relata agressões sofridas na infância
-
4EDUCAÇÃO
Vestibular Unicamp 2027: confira os temas mais recorrentes na prova
-
5RESGATE NO LITORAL PAULISTA
Mulher resgatada após mais de 40 horas no mar recebe alta: 'Continuem orando pelo meu colega'