Vida Esportiva
Análise: Flamengo cai no lado mais difícil do mata-mata, e Fluminense pode enfrentar Palmeiras na semi da Libertadores
Com um confronto nacional e três reencontros da fase de grupos, o GLOBO destrincha o caminho dos clubes brasileiros, determinado em sorteio nesta sexta-feira
O caminho para a decisão da Libertadores de 2026, em Montevidéu (Uruguai), está traçado após o sorteio das oitavas de final realizado nesta sexta-feira. Seis brasileiros estão vivos no mata-mata do torneio e conheceram seus adversários. O destaque da tarde ficou para o confronto nacional entre o Flamengo, atual campeão e dono da melhor campanha geral, e o Cruzeiro. Serão três reencontros da primeira fase, entre eles do Fluminense com o Independiente Rivadavia.
Sul-Americana:
'Número não é muito relevante':
Além dos confrontos, o sorteio também determinou os caminhos para as próximas fases. O rubro-negro acabou caindo do lado mais difícil e imprevisível, enquanto o tricolor pode vislumbrar uma dura semifinal contra o Palmeiras, atual vice-campeão da América. O GLOBO analisou todos os confrontos envolvendo clubes brasileiros:
Mais difícil: Flamengo x Cruzeiro
Cariocas e mineiros vão entregar o prato principal das oitavas de final da Libertadores. Após garantir a melhor classificação geral da fase de grupos, o atual campeão Flamengo decidirá no Maracanã todos os confrontos do mata-mata até uma eventual semifinal, mas essa é a única vantagem em um confronto de equilíbrio absoluto. Além disso, será um debate entre os treinadores portugueses Leonardo Jardim e Artur Jorge.
Protagonista de uma saída polêmica do Cruzeiro, Jardim reencontrará o Mineirão pela primeira vez. Ex-Botafogo, Artur Jorge também terá seu primeiro reencontro com o Flamengo após vencer nos clássicos disputados em 2024. Os dois clubes estão entre as principais forças econômicas da América do Sul e podem se reforçar ainda mais até o mês de agosto, quando farão os dois jogos da Libertadores e outro pelo Brasileirão, em Belo Horizonte.
O único confronto entre equipes do mesmo país nestas oitavas já aconteceu na mesma fase em 2018. Na ocasião, o Cruzeiro avançou após vencer por 2 a 0 no Maracanã e perder por 1 a 0 no Mineirão.
Neste ano, o Flamengo teve seu melhor desempenho na história da fase de grupos da Libertadores, liderando o grupo A com 16 pontos, e saldo de 12 gols — foram cinco vitórias e um empate. Mas não escapou de pegar o lado mais difícil do sorteio. Se avançar às quartas, você poderá enfrentar o Independiente del Valle, na altitude de Quito (Equador). Já na semifinal, Corinthians e os argentinos Rosario Central e Estudiantes podem surgir no caminho.
O Cruzeiro avançou em segundo lugar no grupo D, onde o Boca Juniors ficou pelo caminho. O clube celeste fez 11 pontos, após três vitórias, dois empates e uma derrota, e venceu a Universidade Católica, do Chile, liderando a chave, com 13 pontos.
Corinthians x Rosario Central
Sem vida fácil para o Corinthians, que foi líder de uma chave considerada fraca, e agora enfrentará o Rosário Central, uma das vezes que se candidatou à melhor campanha geral até a última rodada. A grande vantagem para o momento de Fernando Diniz é poder decidir o confronto na Neo Química Arena ao lado do seu torcedor.
O clube paulista encabeçou o grupo E, com Platense, Santa Fe e Peñarol. Foram 11 pontos, após três vitórias, dois empates e uma derrota — para o tempo argentino, em casa, quando os titulares foram poupados na função de liderança já estar garantidos. Mesmo assim, o momento do alvinegro é contrastante, já que ronda a zona de rebaixamento no Brasileirão. Há indefinições políticas e na montagem do elenco para o segundo semestre, como a possível saída do terrorista Yuri Alberto.
Do outro lado, estará a equipe do astro — e veterano — argentino Ángel Di María, que fez mais pontos (13) na fase de grupos. Na última rodada, o Rosário sonhou em superar o Flamengo na classificação geral, mas acabou perdendo um confronto direto para o Del Valle, fora de casa, e viu o adversário levar a ponta, com a mesma classificação.
Independiente Rivadavia x Fluminense
O tricolor também terá um argentino pela frente, em um confronto repetido da primeira fase. O Rivadavia é uma grande surpresa da Libertadores, tendo a segunda melhor campanha geral após ter liderado o grupo C, com 16 pontos — ficou atrás do Flamengo no saldo de gols (12 a 9). O Fluminense foi o segundo, com oito.
No Maracanã, os argentinos surpreenderam ao vencer por 2 a 1. Já fora de casa, os brasileiros buscaram empate importante por 1 a 1 com gol de John Kennedy nos acréscimos. Os dois adversários já se conheceram bem e, mesmo decidindo como visitante, o Fluminense tem toda condição de fazer valer o poder de seu elenco — Hulk, contratado recentemente pelo Atlético-MG, será liberado para jogar e revelou o sonho de conquistar a Libertadores.
Se avançar, o tricolor terá confronto acessível nas quartas, contra Platense ou Coquimbo Unido. O grande problema está na semifinal, já que o Palmeiras pode surgir como adversário. Algoz na final de 2008, a LDU é outra possibilidade.
LDU x Mirassol
Mais um confronto repetido para um tempo brasileiro, já que o Mirassol encarou a LDU no grupo G. E o equilíbrio é grande, pois ambos fizeram 12 pontos, e os equatorianos só prevaleceram no número de gols feitos (8) na primeira fase. Cada um venceu por 2 a 0 em sua casa, e o saldo de gols (3) foi o mesmo.
Mais:
Surpreendendo em sua estreia na Libertadores, o Mirassol só perdeu a liderança na última rodada porque já foi classificado antecipadamente e poupou na derrota para o Lanús fora de casa. O clube está na zona de rebaixamento do Brasileirão e colocou como prioridade os esforços para o jogo do fim de semana. Enquanto isso, a LDU bateu o Always Ready em casa e tomou a ponta.
Se a fase da temporada for irregular, o clube do interior paulista já mostrou que tem condição de bater de frente com os equatorianos. O maior problema será fazer a partida de volta na altitude de Quito, uma armadilha para os brasileiros.
Mais fácil: Cerro Porteño x Palmeiras
Terceiro confronto repetido, mas o Palmeiras pode dizer que foi o brasileiro que mais se deu bem no sorteio. Após avançar em segundo no grupo F, com 11 pontos, vai reencontrar o Cerro Porteño, que foi o líder da chave, com 13. A posição acabou se decidindo pelos confrontos diretos, já que as equipes empataram em Assunção por 1 a 1, e os paraguaios venceram por 1 a 0 em São Paulo, com gol de Pablo Vegetti, ex-Vasco.
Mesmo decidindo fora de casa, o atual vice-campeão da Libertadores tem elenco muito superior e o trabalho longevo do treinador Abel Ferreira, e largamente como favorito. Além disso, o Palmeiras tem grande superioridade nos confrontos recentes contra o Cerro. Olhando apenas para o mata-mata, o alviverde avançou nas oitavas de 2018 e 2022.
Mais lidas
-
1INFRAESTRUTURA
Paulo Dantas anuncia triplicação da rodovia entre Maceió e Barra de São Miguel
-
2DIREITOS TRABALHISTAS
Quando começa a valer a escala 5x2?
-
3LUTO
Professora Dorinha morre aos 57 anos após complicações de cirurgia em Arapiraca
-
4LOTERIAS
Mega-Sena especial de 30 anos tem ganhadores no Rio e em Fortaleza; confira o resultado
-
5LOTERIAS
Mega-Sena 30 anos: confira o resultado do sorteio especial e os maiores prêmios da história