Vida Esportiva

Yomif Kejelcha acredita que pode superar marca histórica após segundo lugar em Londres

Etíope diz ao jornal Marca que é possível correr a maratona em 1h58, superando o feito recente

Agência O Globo - 28/04/2026
Yomif Kejelcha acredita que pode superar marca histórica após segundo lugar em Londres
Yomif Kejelcha

O etíope Yomif Kejelcha, de 28 anos, surpreendeu o mundo ao correr a Maratona de Londres em 1h59min41s , tornando-se um dos raros atletas a completar a prova em menos de duas horas. Mesmo com o feito, Kejelcha terminou em segundo lugar, sendo superado por queniano Sabastian Sawe, que cruzou a linha de chegada apenas 11 segundos antes, com o tempo de 1h59min30s.

Enquanto as atenções se voltavam para o campeão, Kejelcha destacou em entrevista ao jornal espanhol Marca a importância de sua conquista e revelou confiança em superar a marca histórica em breve. "Acho que não vai demorar muito. Talvez aconteça logo" , afirmou o atleta, ao ser questionado sobre a possibilidade de completar uma maratona oficial em 1h58min.

Apesar do excelente preparo, Kejelcha confessou que não esperava correr abaixo das duas horas: "Eu confiei no treinamento que tinha feito, me senti bem, então só queria correr, enfrentar a competição... nada mais. Queria fazer minha melhor marca, mas minha mente não estava preparada para as duas horas. Simplesmente aconteceu, e fiquei muito feliz" , principalmente.

Para ele, a disputa direta com Sawe foi fundamental para alcançar o resultado inesperado: "Às vezes, dois atletas muito fortes não conseguem fazer algo acontecer sozinhos. Esse ritmo foi bom porque ele correu cada vez mais rápido e me ajudou a deixar para trás, mas eu o segui. Correr é ajudar um ao outro, eu acho. Conseguimos correr mais rápido e fizemos isso" , analisou Kejelcha.

Histórico

Segundo o próprio atleta, até os 41 km ainda estava desfrutando da prova: “Estava relaxado e o meu corpo estava ótimo” , comentou sobre sua estreia em maratonas. Kejelcha possui um currículo expressivo no atletismo. Ex-recordista mundial da meia maratona, em 2024 completou a prova de Valência, na Espanha, em 57min30s. No Mundial de Atletismo de 2019, conquistou a medalha de prata nos 10 mil metros e, nas categorias de base, já foi destaque: foi campeão mundial juvenil nos 3 mil metros em 2013 e ouro nos 5 mil metros no Mundial Júnior de 2014.

Após a conquista em Londres, Kejelcha acredita que distribuiu um novo parâmetro global para a maratona: "As novas gerações vão ver o que eu fiz na minha primeira maratona. Para esses novos atletas, isso é algo incrível" , concluiu.