Vida Esportiva

João Fonseca deve retornar ao top-30 do ranking mesmo após eliminação em Madri

Na 29ª posição, brasileiro precisa de combinação improvável para ser ultrapassado por dois adversários

Agência O Globo - 27/04/2026
João Fonseca deve retornar ao top-30 do ranking mesmo após eliminação em Madri
João Fonseca - Foto: Reprodução / Instagram

Apesar da eliminação precoce no Masters 1000 de Madri, João Fonseca está próximo de garantir seu retorno ao seleto grupo dos 30 melhores do ranking da ATP. O brasileiro foi eliminado na terceira rodada do torneio, superando o desempenho do ano passado, quando caiu na segunda rodada. Com isso, Fonseca somou pontos importantes e ocupa provisoriamente a 29ª colocação mundial.

Para perder a vaga entre os 30 primeiros, Fonseca dependeria de uma combinação improvável de resultados envolvendo dois adversários que ainda seguem na disputa na capital espanhola.

O principal concorrente é Rafael Jodar, tenista espanhol que derrotou Fonseca em Madri. Atualmente na 34ª posição, Jodar pode ultrapassar o brasileiro se avançar até a semifinal. Para isso, porém, terá que superar o britânico Cameron Norrie (18º) nas oitavas de final e, possivelmente, enfrentar o número um do mundo, Jannik Sinner, nas quartas.

Outro possível rival é o tcheco Vit Kopriva (53º), que também pode superar Fonseca com uma campanha destacada em Madri. No entanto, Kopriva enfrentará Jodar nas oitavas de final, o que significa que apenas um deles seguirá adiante, e ambos podem encontrar Sinner na sequência.

Assim, João Fonseca só não confirmará sua volta ao top-30 caso Jodar ou Kopriva cheguem à final enfrentando um dos seis tenistas da parte de baixo da chave: Terence Atmane (49º), Alexander Blockx (61º), Stefanos Tsitsipas (75º), Daniel Vallejo (83º), Daniel Mérida (86º) ou Nicolai Kjaer (121º). Para que Fonseca perca sua posição, um desses jogadores também precisaria ser finalista.

Fonseca estreou diretamente na terceira rodada do Masters 1000 de Madri devido à desistência de Marin Cilic pouco antes da fase anterior. No entanto, o domingo foi de frustração para o brasileiro.

Após dois sets equilibrados, Rafael Jodar dominou o terceiro set e confirmou a vitória. Fonseca ainda salvou um "pneu" ao vencer o sexto game, mas não evitou a derrota. O placar final foi de 2 sets a 1 para Jodar, com parciais de 6/7, 6/4 e 6/1.