Vida Esportiva

Mesmo com o pé ferido e sangrando, atleta olímpica completa a Maratona de Londres em 7º lugar

Escocesa sofreu ferimento no pé ainda na primeira metade da prova, mas completou os 42,2 km; atleta projeta recuperação para próximas competições

Agência O Globo - 27/04/2026
Mesmo com o pé ferido e sangrando, atleta olímpica completa a Maratona de Londres em 7º lugar
Maratona de Londres

Elish McColgan, atleta olímpico de 35 anos, superou um grande desafio durante a Maratona de Londres, realizada neste domingo (26). Mesmo depois de sofrer uma lesão significativa no pé ainda antes da metade da prova, a escocesa terminou a competição na sétima colocação, cruzando a linha de chegada com o tempo de 2h24min51s.

Com quatro participações nos Jogos Olímpicos, McColgan ficou apenas 26 segundos acima de sua estreia na distância, no ano anterior, quando terminou em oitavo lugar e foi o melhor britânico da disputa. Apesar da evolução no resultado, o atleta lamentou não ter feito posição ainda melhor devido ao contratempo físico.

Lesão precoce compromete desempenho

Após a prova, McColgan explicou que a lesão ocorreu no início da milha 25, quando uma bolha severa surgiu em seu pé.

— Pouco depois da metade do caminho, tive uma bolha muito, muito feia no pé. A única maneira de descrever é como se meu pé tivesse explodido — incidente.

A dor alterou sua mecânica de corrida e desencadeou outros desconfortos, especialmente na fase final, quando, por volta dos 38 quilômetros, passou a sentir dores também no joelho, agravando sua situação.

— Pensei: “não posso chegar até aqui e não terminar”. Fiquei decepcionada com a forma como meu corpo reagiu — afirmou.

Mesmo com o pé ensanguentado, McColgan concluiu a maratona e precisou de atendimento médico após cruzar a linha de chegada. Ela relatou que não conseguiu apoiar o pé devido à gravidade do ferimento e suspeita de que o calçado possa ter contribuído para o problema, embora nunca tenha enfrentado situação semelhante.

Recuperação e próximos desafios

Filha da ex-campeã olímpica Liz McColgan, Elish já viveu momentos marcantes na carreira, como o ouro nos 10.000 metros nos Jogos da Commonwealth de 2022, quando corta o recorde da competição.

Na próxima edição dos Jogos da Commonwealth prevista para julho, o atleta afirmou que vai priorizar a recuperação antes de decidir sobre sua participação.

Apesar do revés, McColgan demonstrou resiliência ao completar mais uma maratona em alto nível, reforçando sua consistência em provas de longa distância.

Outro destaque da Maratona de Londres foi o queniano Sebastian Sawe, que fez história ao completar o percurso em 1h59min30s, tornando-se o primeiro homem a correr uma maratona abaixo das duas horas.