Vida Esportiva
Mesmo com um a menos, Fluminense vence Vasco e sai na frente na semifinal
Expulsões de Bernal e do técnico Luis Zubeldía não impedem vitória tricolor, que garante vantagem com gol de Serna
Nem as expulsões do técnico Luis Zubeldía e do volante Bernal impediram o Fluminense de largar na frente na semifinal do Campeonato Carioca. Com gol de Kevin Serna ainda no primeiro tempo, o Tricolor superou o Vasco por 1 a 0 neste domingo, no estádio Nilton Santos, e abriu vantagem no confronto decisivo. Assim como já havia feito diante do Botafogo, o Fluminense resistiu com um jogador a menos e confirmou a força em clássicos. O Vasco, por sua vez, voltou a decepcionar e foi vaiado pela torcida diante da pouca criatividade ofensiva.
Invicto há nove partidas — com oito vitórias e um empate —, o Fluminense entrou em campo com força máxima e motivado pelo desejo de revanche, após ter sido eliminado pelo rival na semifinal da Copa do Brasil de 2023. Do outro lado, o Vasco não contou com os lesionados Carlos Cuesta e Thiago Mendes. Além das baixas, Spinelli ganhou a vaga de titular na zaga, enquanto Lucas Piton ficou no banco e as laterais foram ocupadas por Puma e Paulo Henrique.
Apesar do clima de rivalidade, o início do jogo foi marcado pelo pragmatismo e poucas oportunidades claras. A primeira grande polêmica ocorreu quando Luis Zubeldía, inconformado com a arbitragem, reclamou de forma acintosa e acabou expulso — sua primeira expulsão em 27 jogos pelo Tricolor. O argentino chegou a invadir o campo para protestar e deixou a equipe sob comando do auxiliar Maxi Cuberas.
Mesmo sem seu treinador à beira do campo, o Fluminense mostrou eficiência em um de seus pontos fortes: a bola parada. Após algumas tentativas frustradas, Lucho Acosta cobrou escanteio, Bernal desviou de cabeça e Kevin Serna finalizou de primeira, vencendo Léo Jardim. O atacante colombiano, com contrato renovado até 2028, chegou ao seu quinto gol em nove jogos na temporada.
Em desvantagem, o Vasco tentou avançar, mas seguiu com dificuldades na criação e abriu espaço para os contra-ataques tricolores. John Kennedy, em dois lances, teve a chance de ampliar: primeiro, demorou a servir Bernal, que ainda conseguiu finalizar de esquerda; depois, já no segundo tempo, recebeu passe de Martinelli, driblou Saldivia e bateu cruzado com perigo. O Vasco respondeu com chute forte de Puma, defendido por Fábio.
A partida ganhou novos contornos após nova bola parada: Freytes perdeu o tempo da jogada e acertou Spinelli, permitindo o contra-ataque vascaíno. Adson avançava livre, mas Bernal, já advertido com amarelo, cometeu falta e foi expulso, deixando o Fluminense com um a menos. Para recompor o meio-campo, John Kennedy saiu para a entrada de Nonato. Mesmo assim, o Tricolor manteve o controle e garantiu importante vitória no clássico.
Mais lidas
-
1TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
2FENÔMENO NAS REDES
Procuradas 'vivas e fofas': zoológicos russos enfrentam filas para adquirir capivaras em meio à popularidade
-
3TECNOLOGIA AERONÁUTICA
Empresa russa Rostec apresenta novo motor a pistão para aviação leve
-
4FUTEBOL EUROPEU
Benfica afirma que Prestianni é alvo de "campanha de difamação" após acusação de racismo feita por Vini Jr.
-
5INFRAESTRUTURA
Governo de Alagoas investe na restauração da rodovia AL-115