Vida Esportiva

Benfica afirma que Prestianni é alvo de "campanha de difamação" após acusação de racismo feita por Vini Jr.

Clube português declara apoio total ao jogador argentino e nega conduta racista em nota oficial

Agência O Globo - 18/02/2026
Benfica afirma que Prestianni é alvo de 'campanha de difamação' após acusação de racismo feita por Vini Jr.
Benfica afirma que Prestianni é alvo de "campanha de difamação" após acusação de racismo feita por Vini Jr. - Foto: Reprodução / Instagram

Após a UEFA anunciar uma investigação sobre o suposto caso de racismo envolvendo o atacante Vini Jr., o Benfica veio a público defender Gianluca Prestianni, acusado de chamar o brasileiro de "macaco" durante partida da Liga dos Campeões. Em nota oficial, o clube português declarou que apoia e acredita plenamente na versão apresentada pelo argentino, classificando-o como vítima de uma "campanha de difamação".

"O Sport Lisboa e Benfica reitera ainda que apoia e acredita plenamente na versão apresentada pelo jogador Gianluca Prestianni, cuja conduta ao serviço do Clube sempre foi pautada pelo respeito pelos adversários, pelas instituições e pelos princípios que definem a identidade benfiquista. O Clube lamenta a campanha de difamação de que o jogador tem sido vítima", afirmou o Benfica (leia a nota completa ao final da matéria).

Após o jogo, Prestianni negou a acusação de racismo feita por Vinícius Júnior na partida de ida da repescagem da Liga dos Campeões contra o Real Madrid. O argentino declarou que também foi vítima de ameaças vindas de jogadores adversários.

“Quero esclarecer que em nenhum momento dirigi insultos racistas contra o jogador Vinicius Junior, que infelizmente interpretou mal o que pensou ter ouvido. Nunca fui racista com ninguém e lamento as ameaças que recebi de jogadores do Real Madrid”, escreveu Prestianni em suas redes sociais.

A denúncia de Vinicius Junior surgiu logo após o atacante marcar no Estádio da Luz. A comemoração, realizada na bandeirinha de escanteio próxima à torcida portuguesa, gerou confusão e resultou em cartão amarelo para Vini, aplicado pelo árbitro francês François Letexier. Na sequência, o brasileiro relatou que Gianluca Prestianni teria o chamado de "mono" ("macaco", em espanhol), pronunciando as palavras por baixo da camisa.

O árbitro ativou o protocolo de racismo, paralisando a partida por cerca de dez minutos, enquanto uma confusão generalizada tomava conta do gramado entre jogadores e comissões técnicas. Vini e outros atletas do Real Madrid foram hostilizados até o final do jogo, que acabou marcado por incidentes extracampo.

Após o término da partida, Kylian Mbappé manifestou apoio a Vini Jr., confirmando as ofensas racistas e relatando que o adversário teria repetido o insulto cinco vezes. “O número 25 do Benfica (Prestianni)... não quero dizer seu nome porque não o merece... começou a falar mal. Não se aceita, passou do futebol. Colocou sua camisa aqui (na boca) para dizer que o Vini é um macaco cinco vezes. Ele escutou. Jogadores do Benfica também escutaram. Depois deste ponto, começou tudo que vocês viram”, afirmou Mbappé na zona mista.

Nota oficial do Benfica

"O Sport Lisboa e Benfica encara com total espírito de colaboração, transparência, abertura e sentido de esclarecimento as diligências hoje anunciadas pela UEFA, na sequência do alegado caso de racismo ocorrido no jogo frente ao Real Madrid.

O Clube reafirma, de forma clara e inequívoca, o seu compromisso histórico e intransigente com a defesa dos valores da igualdade, do respeito e da inclusão, que vão ao encontro dos valores matriciais da sua fundação e que têm em Eusébio o seu símbolo maior.

O Sport Lisboa e Benfica reitera ainda que apoia e acredita plenamente na versão apresentada pelo jogador Gianluca Prestianni, cuja conduta ao serviço do Clube sempre foi pautada pelo respeito pelos adversários, pelas instituições e pelos princípios que definem a identidade benfiquista. O Clube lamenta a campanha de difamação de que o jogador tem sido vítima."