Vida Esportiva
Josh Cavallo acusa ex-clube de homofobia após se assumir gay no futebol profissional
Jogador relata marginalização no Adelaide United após revelar sua sexualidade; clube nega e alega critérios técnicos
Joshua Cavallo, primeiro atleta a se assumir gay enquanto atuava na elite do futebol profissional, afirmou ter sido afastado e marginalizado em seu antigo clube, o Adelaide United, devido à "homofobia interna". As declarações foram feitas em uma publicação nas redes sociais nesta semana.
Pioneirismo e repercussão internacional
Cavallo deixou o Adelaide United em maio do ano passado e, atualmente, defende o Stamford AFC, da Inglaterra, equipe semiprofissional. O jogador ganhou projeção internacional em 2021 ao tornar pública sua orientação sexual, com apoio institucional do clube australiano na época.
Em postagem no Instagram, Cavallo afirmou que levou tempo para processar o fim de sua passagem pelo Adelaide, mas decidiu se manifestar por acreditar que os torcedores "merecem honestidade".
— É difícil aceitar quando percebo que meu próprio clube era homofóbico — escreveu. — As pessoas pensavam que eu estava sendo afastado por causa de lesões, quando, na realidade, era a homofobia internalizada que me mantinha no banco de reservas.
De acordo com Cavallo, uma mudança na gestão do clube trouxe "questões políticas" que limitaram suas oportunidades em campo. Ele também relatou que uma foto ao lado de sua parceira foi alvo de deboche em um grupo interno de mensagens entre jogadores.
— Pela primeira vez, questionei se deveria ter mantido minha sexualidade em segredo — acrescentou.
Resposta do clube
Procurado pela reportagem, o Adelaide United negou as acusações. Em nota, um porta-voz afirmou que o clube "rejeita categoricamente" qualquer alegação de discriminação e destacou que as decisões sobre escalação "sempre foram baseadas exclusivamente em critérios futebolísticos".
— O Adelaide United sempre se comprometeu a promover um ambiente inclusivo para jogadores, funcionários e torcedores, e continuamos orgulhosos do nosso trabalho contínuo para promover a inclusão no futebol — declarou o clube, que neste sábado disputa sua quarta partida da Pride Cup, iniciativa dedicada à diversidade no esporte.
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
3ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
4ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026