Vida Esportiva

João Fonseca revela principal meta para 2026 após temporada histórica

Tenista brasileiro de apenas 19 anos ocupa atualmente a 24ª posição no ranking mundial

Agência O Globo - 25/12/2025
João Fonseca revela principal meta para 2026 após temporada histórica
João Fonseca - Foto: Reprodução

João Fonseca, maior destaque do tênis brasileiro na atualidade, projeta um 2026 ainda mais ambicioso após um 2025 histórico. Aos 19 anos, o carioca saltou da 145ª para a 24ª colocação no ranking mundial e agora mira voos mais altos.

Em entrevista à Veja Rio, Fonseca revelou suas intenções para a próxima temporada:

— Pretendo entrar no top 15 mundial. É uma ousadia, mas estou pensando grande. Também vou buscar resultados constantes, sem altos e baixos — afirmou o tenista, que ainda destacou metas pessoais: — No tempo livre, quero aprender italiano, fazer um curso de pôquer e gerir o meu dinheiro.

Durante coletiva no Rio de Janeiro, Fonseca celebrou o desempenho em 2025: “Foi um ano maravilhoso. As coisas aconteceram rápido”.

Ele se tornou apenas o quinto brasileiro a integrar o Top 25, ao lado de Gustavo Kuerten (único número 1 do país), Thomaz Bellucci, Thomaz Koch e Fernando Meligeni.

Para 2026, a expectativa é de desafios ainda maiores: “Agora vou defender os pontos, que é ainda mais difícil. O pessoal comenta: 'está em 24º, no próximo ano vai terminar no Top 10 fácil', mas não é bem assim. É mais difícil ainda, mais pressão ainda”, ponderou.

Fonseca fez sua estreia nas chaves principais dos Grand Slams, avançando à segunda rodada do Aberto da Austrália e do US Open, e à terceira fase em Roland Garros e Wimbledon.

— Cheguei à primeira chave principal de Grand Slam (...) e, a partir daí, foi só para cima — destacou.

Em 2025, o tenista acumulou US$ 1.769.740 em premiações e conquistou seus dois primeiros títulos de ATP, no ATP 250 de Buenos Aires e no ATP 500 da Basileia, consolidando-se entre os grandes nomes do circuito. Fonseca encerrou a temporada como o 36º maior premiado do ano e conta com acordos comerciais com marcas como On, XP Investimentos, Claro e MercadoLivre.

O espanhol Carlos Alcaraz lidera a lista de premiações, sendo o único a ultrapassar a marca de US$ 20 milhões.

A temporada 2026 terá início em 4 de janeiro, com o ATP 250 de Brisbane, seguido por Adelaide, Australian Open, Copa Davis, Buenos Aires, Rio Open, Indian Wells e Miami.