Vida Esportiva
Polícia do Equador prende suspeito de envolvimento na morte de Mario Pineida, ex-Fluminense
Câmeras de segurança auxiliaram na identificação e prisão de suspeito em Guayaquil, um dia após o crime
A Polícia do Equador prendeu, nesta quinta-feira, um dos suspeitos de envolvimento no assassinato do lateral-esquerdo Mario Pineida, ex-jogador do Fluminense em 2022. O suspeito foi detido no norte de Guayaquil, cidade onde o crime ocorreu, apenas um dia após o homicídio. A identificação foi possível graças ao monitoramento de câmeras de segurança durante a investigação.
Além de Pineida, que defendia o Barcelona de Guayaquil, uma mulher que o acompanhava também foi morta, e sua mãe ficou ferida no ataque.
A Empresa Pública Municipal para Gestão de Riscos e Controle de Segurança de Guayaquil (SeguraEP) divulgou as imagens que auxiliaram a polícia na detenção do suspeito. O órgão informou que o monitoramento permitiu detectar as motos utilizadas no crime, e as informações foram rapidamente compartilhadas com a equipe de investigação, facilitando as buscas e a prisão do envolvido.
“ATENÇÃO | Buscas realizadas e um suspeito cúmplice preso, foram resultado do trabalho de #C5GYE, #SeguraEP e @PoliciaEcuador, após a morte violenta de um jogador de futebol na zona norte da cidade”, comunicou a SeguraEP.
Segundo o jornal equatoriano La Hora, Pineida foi vítima de um ataque armado realizado por pistoleiros. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o jogador levantando as mãos, acreditando se tratar de um assalto, quando um dos criminosos saca uma arma e dispara várias vezes à queima-roupa. O corpo do atleta foi encontrado em frente a um açougue, e a mulher ao seu lado também foi assassinada.
De acordo com o jornal Ecuavisa, o crime aconteceu poucas horas após o presidente do Barcelona, Antonio Álvarez, divulgar uma carta pública afirmando que um jogador do clube havia solicitado proteção especial por ter recebido ameaças de morte, sem citar nomes.
A carta de Álvarez também criticava os jogadores do Barcelona, que decidiram não treinar na manhã do crime devido a salários atrasados. Segundo eles, o clube devia quatro meses de vencimentos.
O Barcelona de Guayaquil lamentou a morte de Pineida em nota oficial: “Esta triste notícia entristeceu profundamente todos nós que fazemos parte da instituição e nos entristece como família do Barcelona”.
Fora do Brasil, Pineida atuou apenas em clubes do Equador, como CD El Nacional, Independiente del Valle e Barcelona de Guayaquil. O Fluminense também prestou homenagem ao ex-jogador:
“O Fluminense Football Club recebeu com profundo pesar a notícia do falecimento de Mario Pineida, atleta que defendeu o clube em 2022. Pineida chegou ao Tricolor no início da temporada em que nos sagramos juntos campeões cariocas. O Fluminense manifesta solidariedade aos familiares e amigos”, comunicou o clube em suas redes sociais.
Conhecido pelo estilo de jogo intenso e temperamento forte, Pineida era apelidado de “O Pitbull” no campeonato equatoriano e chegou a atuar pela seleção nacional.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil