Vida Esportiva
Copa do Brasil: é melhor iniciar ou decidir em casa? O que os números revelam antes da última final em dois jogos
Corinthians e Vasco fazem a primeira partida da decisão nesta quarta-feira, na Neo Química Arena
Com a vantagem de decidir o título em casa no domingo, o Vasco conta com um histórico levemente favorável na Copa do Brasil, justamente na última edição do torneio com final em ida e volta — a partir do próximo ano, a decisão será em jogo único. Nas dez edições mais recentes, o mandante da partida de volta conquistou o título em seis oportunidades.
Esse recorte compreende o período após o fim da regra do gol qualificado fora de casa, que modificava a dinâmica das finais. Com todos os gols tendo o mesmo valor, Palmeiras (2015 e 2020), Grêmio (2016), Cruzeiro (2017), Flamengo (2022) e São Paulo (2023) levantaram a taça decidindo em casa.
Entre esses casos, apenas uma vez o mandante do jogo de volta perdeu a partida de ida fora de casa: em 2015, o Palmeiras foi derrotado pelo Santos por 1 a 0 na Vila Belmiro, mas reverteu o placar vencendo por 2 a 1 no Allianz Parque e ficou com o título nos pênaltis.
O Cruzeiro em 2017 e o Flamengo em 2022 foram campeões como mandantes após dois empates, enquanto os outros três campeões venceram as duas partidas das finais.
Visitantes também conquistaram títulos com duas vitórias
Já os visitantes que ergueram o troféu na casa do adversário o fizeram vencendo as duas partidas. O Cruzeiro superou o Corinthians em 2018; o Athletico derrotou o Internacional em 2019; o Atlético-MG venceu o Athletico em 2021; e o Flamengo bateu o próprio Atlético-MG no ano passado.
O Corinthians, por sua vez, tem um tabu a seu favor: o Vasco perdeu todas as partidas que disputou na Neo Química Arena desde a inauguração do estádio. Jogando em casa, exceto partidas do estadual, o Timão soma 14 vitórias, sete empates e sete derrotas em 2025, com aproveitamento de 58,3%.
O Vasco, após o estadual, atuou pouco no Maracanã este ano: foram duas vitórias, dois empates e duas derrotas em seis jogos, um aproveitamento de 44,4%. Considerando todas as partidas como mandante em 2025, o clube tem 12 vitórias, oito empates e sete derrotas em 27 jogos, alcançando 54,3% de aproveitamento.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados