Vida Esportiva

Cruzeiro oficializa Tite como novo técnico um dia após saída de Jardim

Treinador gaúcho assume o comando da equipe celeste e firma contrato até o fim de 2026

Agência O Globo - 16/12/2025
Cruzeiro oficializa Tite como novo técnico um dia após saída de Jardim
Tite - Foto: Gustavo Aleixo / Cruzeiro

Um dia após a oficialização da saída de Leonardo Jardim, o Cruzeiro já definiu seu novo comandante. Tite foi o escolhido por Pedrinho Lourenço e pela direção do clube para assumir o projeto deixado pelo treinador português. O contrato assinado tem duração de uma temporada, indo até o final de 2026.

Tite desembarcou na manhã desta terça-feira no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, em voo privado no jatinho de Pedrinho Lourenço, presidente do Cruzeiro, com quem se reuniu assim que chegou à cidade. Este será o segundo trabalho do técnico gaúcho de 64 anos em Minas Gerais. Em 2005, Tite esteve à frente do Atlético-MG, ano em que a equipe foi rebaixada para a segunda divisão.

“Orgulho e gratidão. Um agradecimento pelo convite”, declarou Tite em suas primeiras palavras à imprensa após assinar o contrato.

Diferentemente de Jardim, que deixou o Cruzeiro para cuidar da saúde mental, Tite retorna ao futebol após um período afastado. O treinador ficou cerca de 13 meses longe dos gramados, desde que deixou o comando do Flamengo. Ele anunciou seu afastamento em abril de 2025, enquanto negociava com o Corinthians.

Com passagem pela seleção brasileira nas duas últimas Copas do Mundo, Tite tem um currículo recheado de títulos, incluindo a Libertadores e o Mundial de Clubes de 2012, conquistados pelo Corinthians.

A estreia de Tite pelo Cruzeiro pode acontecer já no próximo dia 10 de janeiro, contra o Pouso Alegre, pelo Campeonato Mineiro. No Brasileirão, a Raposa estreia nos dias 28 ou 29 do mesmo mês, diante do Botafogo, no estádio Nilton Santos.