Vida e Saúde
França registra primeiro caso humano do vírus Shamonda; autoridades descartam risco à população
Paciente era gravemente imunodeprimido e estava internado em Lyon; autoridades classificam a ocorrência como excepcional
A França identificou o primeiro caso humano documentado do vírus Shamonda. A infecção foi detectada em um homem gravemente imunodeprimido que estava internado em Lyon por uma doença grave e morreu no início de outubro.
Aos 60 anos, o paciente apresentava condições de saúde comprometidas.
Em comunicado conjunto, os ministérios franceses da Saúde e da Agricultura classificaram a ocorrência como excepcional e afirmaram que, com base nos conhecimentos disponíveis, não há risco sanitário identificado para a população em geral.
Segundo reportagem do jornal francês Le Figaro, o vírus Shamonda pertence à família dos ortobunyavírus e é transmitido por pequenos insetos picadores.
Até a identificação do caso francês, a circulação do vírus era conhecida entre animais de criação, sem registros anteriores de infecção em seres humanos. As autoridades destacaram que o vírus circula há décadas na África e na Ásia, mas nunca havia sido identificado em pessoas.
“Apesar de várias décadas de circulação do vírus Shamonda na África e na Ásia, nenhum caso humano havia sido documentado até agora. Trata-se, portanto, de um caso excepcional ocorrido em um paciente gravemente imunodeprimido”, afirmaram os ministérios no comunicado conjunto.
“Diante dos conhecimentos disponíveis sobre esse vírus, nenhum risco sanitário para a população em geral foi identificado até o momento”, esclareceram.
Mais lidas
-
1COMPORTAMENTO
Apartamento, jatinhos e festa: O que o caso Yasmin Brunet e Vorcaro revela sobre a dinâmica dos relacionamentos sugar
-
2CORREGEDORIA
CNJ convoca desembargador Fábio Ferrario para auxiliar em inspeção no TJ de Roraima
-
3A CONTA NÃO FECHA
Pastor em Delmiro, salário em Maceió: folha aponta jornada de 40 horas a 290 km de distância na prefeitura de JHC/Cunha
-
4SEGURANÇA PÚBLICA
Homem apontado como integrante de 'Equipe Caos' do CV no Morro do Fubá morre em confronto com PMs
-
5EXTREMISTA EXALTADO
Panelaço contra Flávio em Maceió termina com porteiro que participava do ato com moradores e vizinhos levado pela polícia; morador denunciou intimidação bolsonarista