Vida e Saúde
Pessoas nascidas entre 1950 e 1970 têm uma vantagem psicológica fundamental, diz estudo
Resiliência emocional dessa geração está associada à forma como cresceram: com mais autonomia e menos estímulos digitais
As pessoas nascidas entre 1950 e 1970 têm maior resiliência emocional quando comparadas às gerações mais jovens. A conclusão é de um estudo publicado na revista científica BMJ Mental Health. De acordo com esse trabalho, essa vantagem psicológica está ligada ao contexto em que cresceram: com mais autonomia, menos estímulos digitais e conexões sociais predominantemente presenciais.
Segundo os pesquisadores, o segredo da inteligência emocional desse grupo envolve quatro pontos básicos. Primeiro, desde cedo, aprenderam a lidar com a espera e imprevistos sem contar com gratificação instantânea. Eles também tiveram uma infância livre de redes sociais, o que protegeu o equilíbrio mental e a autoestima. Em terceiro lugar, a convivência e a resolução de conflitos aconteciam predominantemente no meio presencial, construindo laços interpessoais mais sólidos. Por fim, essa geração atravessou fortes transformações, o que lhes conferiu capacidade de adaptação a mudanças.
Por outro lado, o estudo faz um alerta sobre os impactos da hiperconectividade nas gerações mais novas. A exposição contínua ao ambiente online e a constante necessidade de resposta imediata podem dificultar a construção gradual do controle emocional em jovens.
Mais lidas
-
1COMPORTAMENTO
Apartamento, jatinhos e festa: O que o caso Yasmin Brunet e Vorcaro revela sobre a dinâmica dos relacionamentos sugar
-
2CORREGEDORIA
CNJ convoca desembargador Fábio Ferrario para auxiliar em inspeção no TJ de Roraima
-
3A CONTA NÃO FECHA
Pastor em Delmiro, salário em Maceió: folha aponta jornada de 40 horas a 290 km de distância na prefeitura de JHC/Cunha
-
4SEGURANÇA PÚBLICA
Homem apontado como integrante de 'Equipe Caos' do CV no Morro do Fubá morre em confronto com PMs
-
5EXTREMISTA EXALTADO
Panelaço contra Flávio em Maceió termina com porteiro que participava do ato com moradores e vizinhos levado pela polícia; morador denunciou intimidação bolsonarista