Vida e Saúde

Comer queijo antes de beber pode ajudar a evitar ressaca, indica médica

Pesquisas ainda não são conclusivas, mas proteína e gordura do queijo podem proteger o estômago e repor nutrientes.

Agência O Globo - 21/12/2025
Comer queijo antes de beber pode ajudar a evitar ressaca, indica médica
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Evitar a ressaca envolve algumas recomendações clássicas: consumir álcool com moderação, não beber de estômago vazio e intercalar com bastante água. No entanto, diante dos excessos típicos de algumas épocas do ano, uma dica adicional pode ser útil.

A médica pneumologista e intensivista Neena Chandrasekaran, que atua na Flórida (Estados Unidos), compartilhou com seus mais de 150 mil seguidores no TikTok que comer queijo antes de consumir bebidas alcoólicas pode ajudar a prevenir a ressaca.

"Se você vai beber álcool, comer queijo antes pode diminuir o risco de ter ressaca. Isso porque o queijo tem muita proteína, gordura e carboidratos complexos que revestem o estômago, diminuindo a absorção do álcool", explica a médica.

Ela acrescenta: "O queijo pode ajudar o corpo a metabolizar o álcool melhor e prevenir danos ao fígado. Também repõe nutrientes, pois é rico em vitamina B e cálcio, que são perdidos pelo organismo quando se consome álcool".

O que diz a ciência

Embora existam algumas publicações científicas e artigos que mencionam estudos sobre o consumo de queijo e seus efeitos após a ingestão de álcool, as evidências ainda são limitadas e não há conclusões definitivas.

Um estudo publicado no Journal of Functional Foods sugere que alimentos como o queijo podem estar associados a um melhor metabolismo do álcool e a um alívio de sintomas relacionados à ressaca, como a concentração de álcool e acetaldeído no sangue. No entanto, trata-se de uma pesquisa pequena realizada em animais.

Outra pesquisa, publicada em 2023, também com modelos animais, apontou que um queijo probiótico específico, contendo bactérias como Lactococcus lactis e Lactiplantibacillus plantarum, pode melhorar o metabolismo do álcool e reduzir danos ao fígado, sugerindo possíveis mecanismos biológicos que poderiam influenciar os sintomas após o consumo de bebidas alcoólicas.

De modo geral, estudos mais amplos sobre ressaca destacam que nenhum alimento específico apresenta evidência científica robusta para prevenir completamente os sintomas. A recomendação mais respaldada é alimentar-se antes de beber, pois isso retarda a absorção do álcool e contribui para manter os níveis de glicose estáveis — papel que o queijo, por conter gordura e proteína, pode desempenhar em parte, mas sem garantia de prevenção total.